O Galo Virgulino - Parte I

- Mas não é possível! Outra vez! E mais outra! Oh, não!!!

Galdino virou-se bruscamente na cama e puxou a colcha à altura do ouvido. Não, não adiantou.

Lá fora, o galo Virgulino encheu novamente o peito e saudou a madrugada que mal clareava.

- "Có... cória... cóó..."

Galdino disse irritado:

- Parece que ele capricha no finalzinho. Por que esse "cóó" tão prolongado? Ai, meu Deus! Todas as noites, principalmente quando é lua cheia. Para o Virgulino, 3 horas já é o amanhecer. O sol ainda não despontou e ele confunde os horários. Mas hoje não fica assim não!

Levantou-se rápido, pegou o estilingue e atirou pedras na cobertura de zinco do galinheiro, que ficava muito perto do seu quarto.

Galdino esperou. Ouviu baixinho um "có... có..."

Silêncio.

Ele voltou para a cama:

- O galo se assustou, agora sim.

De repente, num bater de asas, Virgulino soltou com mais força o seu canto:

- "Có... cória... cóó..."

Galdino pensou em um plano para "tampar bico de galo" - mas agora não.

Cobriu novamente a cabeça, dormiu e sonhou. Sonhou com o dia em que o padrinho Odorico lhe trouxe de presente uma caixa com o galinho dentro.

Ficou tão feliz... Tomou afeição imediata. Era lindo, lindo.

A plumagem avermelhada reluzia com reflexos de marrom escuro, quase preto.

Olhinhos redondos, a crista vermelha - que nem tomate maduro -, contrastava com o bico amarelado.

Ah! Nunca viu pé de galo tão forte!

Galdino lhe deu o nome de Virgulino. Iria ser arrojado que nem o cangaceiro do sertão!

Rindo muito o padrinho disse:

- Virgulino rima com Galdino!

À medida em que o tempo passava, o galo crescia e o seu canto tornava-se mais forte, mais alto, ganhando espaço no galinheiro, onde as aves se recolhiam à noite.

Como toda criança, Galdino tinha um bicho de estimação e não queria ficar sem ele. Pensou num plano para assustar o galo - se ele não cantou por causa das pedras, é porque tem medo de barulho...

(Continua)

Flor da Aurora
Enviado por Flor da Aurora em 30/06/2013
Reeditado em 02/09/2013
Código do texto: T4365385
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.