Projeto As Profissões
PROJETO
AS PROFISSÕES
São Paulo
2013
TURMA ATENDIDA: Minigrupo II
PERÍODO: Maio
DURAÇÃO: Duas Semanas
PROFESSORA: Joelma Almeida
TEMA: AS PROFISSÕES E O DIA DO TRABALHADOR
JUSTIFICATIVA:
Considerando a política da educação complementar que valoriza os temas transversais, o tema Profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural. Com esses pressupostos a serem estudados a criança passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de trabalho atual, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida.
INTENCIONALIDADES:
-Socialização do projeto junto às crianças.
-Identificar profissões.
-Relacionar profissões e seus devidos profissionais.
-Conscientizar os alunos sobre a valorização e respeito em relação aos profissionais humildes.
-Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e a corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
-Valorizar os diversos tipos de profissões.
- Desenvolver a criatividade.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
- Experiências de exploração da linguagem corporal.
- Experiências de exploração da linguagem verbal.
- Experiências de brincar e imaginar.
- Experiências de apropriação do conhecimento matemático.
- Experiências com a expressividade da linguagem artística.
- Experiências de exploração da natureza e da cultura.
ATIVIDADES:
- Vídeo: A Cigarra e a Formiga.
- Mural sobre as profissões.
- Roda de conversa
- Questionários aos pais.
- Baú de objetos.
- Poesia: Brincar de Trabalhar.
- Desenho para colorir.
- Lembrancinha
- Pesquisa
DESENVOLVIMENTO:
-Assistir ao vídeo com as crianças depois recontar a história fazendo perguntas sobre o vídeo.
-Faça uma roda de conversa, falar sobre as profissões mostrando figuras relacionadas a cada profissão retiradas de revistas.
-Apresente à turma o baú, tire os objetos de dentro dele e deixe que as crianças brinquem imitando diversos profissionais.
-Fazer um cartaz com a poesia, ler para as crianças, em seguida distribuir o monta-tudo para que construam objetos de trabalho.
-Elaborar um questionário para ser aplicado aos familiares sobre o que fazem e os detalhes de cada atividade.
-Distribuir as folhas de sulfite com o desenho para que as crianças pintem com o giz de cera.
-Confeccionar uma lembrancinha utilizando palito de picolé e e.v.a
- Distribuir revistas e jornais para que as crianças pesquisem figuras de profissionais trabalhando, a professora recortará.
RECURSOS:
-Mesas e cadeiras.
-Giz de cera.
-Sulfite.
-Papel pardo.
-Brinquedo monta-tudo.
-Caixa de papelão
-Objetos diversos: panelas, livros, embalagens vazias de produtos diversos.
-Palito de picolé.
-E.v.a
AVALIAÇÃO:
No faz-de-conta, observar se as crianças enriqueceram o jogo simbólico e utilizaram o conhecimento adquirido.
CULMINÂNCIA:
- Exposição dos trabalhos dos alunos.
BIBLIOGRAFIA:
-Coleção Dente de leite
-htp://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=IezC65lMZKY
-www.pragentemiuda.org/2011/04/projeto-profissoes-3-periodo.html
-migasdaedu.blogspot.com/2009/04/projeto-profissoes_28.htML
ANEXO 1 POESIA
ANEXO 2 MÚSICA