Projeto As Profissões

PROJETO

AS PROFISSÕES

São Paulo

2013

TURMA ATENDIDA: Minigrupo II

PERÍODO: Maio

DURAÇÃO: Duas Semanas

PROFESSORA: Joelma Almeida

TEMA: AS PROFISSÕES E O DIA DO TRABALHADOR

JUSTIFICATIVA:

Considerando a política da educação complementar que valoriza os temas transversais, o tema Profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural. Com esses pressupostos a serem estudados a criança passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de trabalho atual, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida.

INTENCIONALIDADES:

-Socialização do projeto junto às crianças.

-Identificar profissões.

-Relacionar profissões e seus devidos profissionais.

-Conscientizar os alunos sobre a valorização e respeito em relação aos profissionais humildes.

-Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e a corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.

-Valorizar os diversos tipos de profissões.

- Desenvolver a criatividade.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:

- Experiências de exploração da linguagem corporal.

- Experiências de exploração da linguagem verbal.

- Experiências de brincar e imaginar.

- Experiências de apropriação do conhecimento matemático.

- Experiências com a expressividade da linguagem artística.

- Experiências de exploração da natureza e da cultura.

ATIVIDADES:

- Vídeo: A Cigarra e a Formiga.

- Mural sobre as profissões.

- Roda de conversa

- Questionários aos pais.

- Baú de objetos.

- Poesia: Brincar de Trabalhar.

- Desenho para colorir.

- Lembrancinha

- Pesquisa

DESENVOLVIMENTO:

-Assistir ao vídeo com as crianças depois recontar a história fazendo perguntas sobre o vídeo.

-Faça uma roda de conversa, falar sobre as profissões mostrando figuras relacionadas a cada profissão retiradas de revistas.

-Apresente à turma o baú, tire os objetos de dentro dele e deixe que as crianças brinquem imitando diversos profissionais.

-Fazer um cartaz com a poesia, ler para as crianças, em seguida distribuir o monta-tudo para que construam objetos de trabalho.

-Elaborar um questionário para ser aplicado aos familiares sobre o que fazem e os detalhes de cada atividade.

-Distribuir as folhas de sulfite com o desenho para que as crianças pintem com o giz de cera.

-Confeccionar uma lembrancinha utilizando palito de picolé e e.v.a

- Distribuir revistas e jornais para que as crianças pesquisem figuras de profissionais trabalhando, a professora recortará.

RECURSOS:

-Mesas e cadeiras.

-Giz de cera.

-Sulfite.

-Papel pardo.

-Brinquedo monta-tudo.

-Caixa de papelão

-Objetos diversos: panelas, livros, embalagens vazias de produtos diversos.

-Palito de picolé.

-E.v.a

AVALIAÇÃO:

No faz-de-conta, observar se as crianças enriqueceram o jogo simbólico e utilizaram o conhecimento adquirido.

CULMINÂNCIA:

- Exposição dos trabalhos dos alunos.

BIBLIOGRAFIA:

-Coleção Dente de leite

-htp://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=IezC65lMZKY

-www.pragentemiuda.org/2011/04/projeto-profissoes-3-periodo.html

-migasdaedu.blogspot.com/2009/04/projeto-profissoes_28.htML

ANEXO 1 POESIA

ANEXO 2 MÚSICA

Jo Almeida
Enviado por Jo Almeida em 04/06/2013
Código do texto: T4325764
Classificação de conteúdo: seguro