A ASTÚCIA DA GATA TIRANA
A ASTÚCIA DA GATA TIRANA
Certa terra de camundongos era governada com punhos de ferro por uma gata tirana . Essa terra estava em crise devido aos abusos de sua governante que cobrava altas taxas de seus súditos por tudo que eles mesmos produziam em sua terra . A crise se deu por conta da insatisfação de todos com as taxas , já que apenas a água dos rios e das lagoas não era cobrada.
Sem muito o que fazer , a saída encontrada pelos pobres ratos era viajar e buscar comida em outras terras e estocar em suas casas não tendo assim que pagar taxas.
A tirana , temendo perder seu posto ao ver seu lucro despencando e sua pouca popularidade se desfazendo , teve uma idéia mirabolante .
A gata cortou todas as taxas , liberando o consumo até para a mais miserável das famílias.
Lógicamente sua rejeição acabou e a tirana passou a ser tratada como salvadora . Porém em contra partida , a gata criou uma única taxa sobre a água dos rios e lagoas . Essa abusiva e covarde taxa compensava a perda das outras com seu valor extremamente alto.
Mesmo assim os ratos acreditando ter agora uma única taxa a pagar ao invés de várias, continuaram com a gata no poder e até hoje a reverenciam como sendo sua benevolente governante.