Curso de malvadeza para bois de caras pretas

Contam uma história, que há muitos e muitos anos, havia rumores no Reino Sombrio de Malva Malvadeza que estava acontecendo um curso para Bois de caras pretas.

Malva era uma fada do Reino da Luz, de pele negra, com lindos cabelos escuros. Seus olhos pareciam duas estrelas, de tanto que brilhavam, mas uma horrível feiticeira de nome caximira lançou sobre ela o feitiço “catibum”, que a fez ficar malvada e a não gostar das pessoas e dos animais.

Contam que, Malva depois de ter virado bruxa, criou um novo reinado, o Reino das Sobras, onde não havia alegrias, festas, brincadeiras, e os únicos animais vivos em seu reinado, eram os bois de caras pretas por terem um aspecto assustador.

Eles eram enormes, com chifres, dentes e patas também enormes, tinham uma cara preta como à noite. Sempre ao cair da noite, eles se reuniam para assustar as pessoas daquele reino, cantando uma música antiga. Dizem que essa canção era cantada pelo pai do meu pai e meu pai aprendeu também, cantando assim: “BOI, boi, boi, boi da cara preta pega esse menino que tem medo de Careta”. Todos saíam correndo para se esconder dos terríveis bois. Aqueles, de cara preta.

Porém, havia no meio deles, um boizinho de cara preta, possivelmente o herdeiro do trono. Seu pai, quando saía para assustar as crianças, sempre o levava para aprender as primeiras lições.

Mas, o boizinho não gostava de tal tarefa, sempre que o pai não o observava, ele fazia palhaçadas, dando cambalhotas, dando língua entre tantas outras traquinagens.

Outro dia, lá estava o boizinho cantando a música da qual as crianças tinham medo. De uma forma bem diferente, ele cantava assim:

- “ Boi, boi, boi, boi da cara preta diz para os meninos não terem medo de careta”. E cantava repetidamente...

Furioso, o seu pai, ao escutar tal absurdo, o repreendeu.

- Está louco, meu filho! Quer acabar com nossa tradição? Quer envergonhar seu pai, o líder dos bois das caras pretas?

O boizinho encolheu-se todo e disse:

- Papai, eu não quero ser igual ao senhor: não quero assustar as crianças, não quero ser malvado.

- Como ousa me desafiar? O jeito é levá-lo para o Reino das Sombras para aprender que a maldade faz parte de uma tradição dos bois de caras pretas.

Triste e inconformado com tal atitude, o boizinho é levado para aquele reino e fica aos cuidados de Malva Malvadeza para ser transformado num verdadeiro “boi” (aquele, de cara preta).

Ao chegar ao tal reino, o boizinho ficou assustado quando viu que aquele reino, antes encantado, não tinha plantas, animais, flores nem mesmo a luz do sol.

Quando de repente, Malva Malvadeza o chamou assim.

- Ei, você aí!

O boizinho, fazendo de desentendido, começou a olhar ao seu redor, para ver se tinha mais alguém.

Malva Malvadeza, irritada, gritou para o boizinho:

- É você mesmo que estou chamando.

E o boizinho respondeu:

- Eu? O que a senhora quer comigo?

- Seu pai não lhe contou que era para você aprender as lições de casa?

- Lições! Que lições? Eu já sei tudo, sei plantar bananeira, dar gargalhadas, dar língua, entre tantas outras coisas, quer ver?

-Você está louco? Agora vai aprender o que deve ser feito de verdade:

E Malva Malvadeza começa a passar as instruções do que ele teria que fazer...

Curioso, como era o boizinho, perguntou a Malva:

- Por que você é assim?

- Assim como?

- Assim triste e malvada.

- Há muitos e muitos anos uma bruxa lançou um feitiço sobre mim e eu fiquei assim. Eu era uma fada do Reino da Luz, lá havia animais de todos os tipos, flores de todas as cores e todos eram felizes.

O boizinho, querendo ajudá-la, disse:

- Por que você não volta a ser a fada de antes? Você já tem um tão bonito: Malva que quer dizer tranquilidade. Malvadeza, você colocou só para que as crianças tivessem medo de você.

- É verdade, quero ser fada novamente, refletiu Malva.

O boizinho, todo feliz, disse:

- É só cantar na torre do seu castelo essa música: “Boi, boi, boi, boi da cara preta diz para as crianças não terem medo de careta”. Dito e feito, Malva foi até a torre e começou a cantar em voz alta “Boi, boi, boi, boi da cara preta diz para as crianças não terem medo de carata”.

Ao começar a cantar, algo começou a acontecer: apareceram animais de todos os tipos, flores de todas as cores e crianças por todos os lados, e o mais impressionante é que, Malva voltou a ser fada, deixando de lado as tradições dos bois das caras pretas. Dizem até que ela se apaixonou pelo filho do Reino das gargalhadas.

Bem, mas essa é outra história que veremos outro dia.

Elisete Soares Moreira
Enviado por Elisete Soares Moreira em 21/04/2013
Reeditado em 24/07/2022
Código do texto: T4252114
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.