O mistério da fruteira
Na fruteira da vovó viviam muitas frutas, laranjas, maças, melões, mangas, enfim uma porção delas.
Elas só saim dali quando ficavam velhinhas e não serviam mais para serem comidas por nós, então elas iam virar adubo na horta do jardim.
Mas um dia um mistério, misterioso se abateu sobre a fruteira da vovó.
Primeiro com as laranjas, elas sumiam e voltavam depois de algum tempo cansadas, amaçadas, apertadas, umas até nem voltavam e ninguém sabia para onde elas tinham ido. As outras frutas perguntavam o que havia acontecido com elas mas elas estavam tão exaustas que não conseguiam nem falar.
As frutas então começaram a entrar em pânico, ficar com medo mesmo; elas nem olhavam quem estava se aproximando de tanto medo. O que estaria acontecendo por ali?
Então decidiram investigar dali mesmo da fruteira quem poderia estar fazendo aquilo com as frutas... então começaram a prestar atenção, sempre que as frutas sumiam um garotinho estava por perto, mesmo com muito medo espiaram o garotinho levando umas laranjas e maças.
Depois de algumas horas ele as devolveu; algumas delas naquele mesmo estado, exaustas, apenas uma maça estava em condições de dizer algo e ela disse:
__O garotinho se chama Giovani, ele é neto da vovó Lili e chegou de outro país a pouco tempo ele não sabe para que servem as frutas e fica brincando conosco como se fossemos bolas ou algo assim.
Foi então que elas descobriram o que estava acontecendo. O garotinho não sabia que as frutas eram para comer, achava que elas eram para brincar.
Coitada das bananas ficavam todas peladas e tinham que virar adubo mais cedo.
Os melões tiveram uma grande ideia e logo contaram para os abacates que espalharam para as mangas, abacaxis, morangos e uvas que também viviam ali.
__Vamos contar ao Giovani para que servem as frutas! disseram os melões.
__Ótima ideia!! gritaram as frutas
__Na próxima vez que ele vir aqui pegar as laranjas para brincar, chamaremos ele para uma conversa colorida, cheirosa e muito saborosa além de nutritiva. Disse o melão maduro.
E foi o que fizeram contaram ao menino o segredo das frutas, cada fruta tem um segredo.
__Quer saber o segredo de cada uma? perguntou o melão maduro ao menino, que claro ficou super curioso para saber.
__Experimente um dos morangos. Disse o melão. E o menino se deliciou com cada uma delas e descobriu que o segredo das frutas é o sabor, o perfume e a cor. Cada uma delas tem seu próprio perfume, sua própria cor e seu próprio sabor.
Depois daquele dia as frutas só sumiram mesmo para cumprir o seu papel, nos deliciar com seus sabores, nos alegrar com suas cores, nos maravilhar com seu perfume e nos alimentar com seus nutrientes.
Por isso lembre se para ficar forte e saudável e ainda fazer uma fruta feliz você deve aproveitar tudo que ela possa nos dar, comendo para garantir seus nutrientes, usando seus restos como adubo para a terra, e plantando suas sementes para que elas nunca se acabem.
Mas atenção, antes de come-las você deve pega-las com carinho, sentir seu delicioso perfume, lava-las e descasca-las. Coma uma e bom apetite!