O CURUPIRA
Contarei a vocês mais uma 'tirada' engraçada de crianças. Dentre as várias situações que já escrevi do meu engraçadinho menino Lukita, que também é carinhosamente chamado de Pithuquinho, dos sobrinhos, inclusive do "Netinho" e até dos meus alunos. Há muitas pelo Brasil a fora. Esta se deu lá pelas bandas de Barcarena, município deste fabuloso Pará.
Estava sendo lida para as crianças as lendas do folclore brasileiro, e quando chegou ao Curupira (Você já deve saber sobre o curupira, mas ainda assim, vou recontar que ele é um ser fantástico, e que segundo a crença popular, habita em florestas; sua função é a de proteger as plantas e os animais, além de punir aqueles que fazem diversos males à mãe natureza, é representado por um anão, cabeleira rubra, pés invertidos, e calcanhares virados para a frente).
O televisor mostrava doações para as crianças especiais no Programa Teleton. E o menino veio com essa:
_ Mamãe, e o curupira é uma criança?
_ Também tem criança sim; assim como todos nós; eles também devem nascer, ficarem crianças e depois se tornarem adultos. _ Disse ele novamente:
_ Mãe você deixa eu ligar para o Teleton, para ajudar a endireitarem o pé do curupira?
Ainda tinha a irmanzinha bem ao lado ouvindo... E com ares pensativos; e atitudes de intelectual também mandou a sua:
_ É mãe tem muitos deficientes que vivem assim aqui no Brasil. Vemos até mesmo em varias lendas, o mano terá que pedir ajuda também para o Saci Pererê que não tem uma perna... Para a Mula que não tem cabeça...
E de estórias em histórias a gente vai lendo, informando, rindo e aprendendo com as crianças.
Madalena de Jesus.