A Rosa Branca .Tomo 2- O Velho Sábio

O Velho Sábio

“Quem era o Velho Sábio?” perguntou o Dentinho ao Branquinho, enquanto caminhavam pelo bosque. O Branquinho relatou o que a sua mãe contara, que ele era um velho senhor sábio e bondoso, que vivia numa cabana perto de um lago de cisnes brancos. Na sua juventude ele fora um caçador, mas que não fazia mal aos animaizinhos pequenos. Só caçara as feras más, e só quando fora mesmo necessário. Fora ele que há muito, muito tempo, socorrera a avó do Capuchinho Vermelho do Lobo Mau. Com certeza que ele não recusaria ajudá-los.

Mas, já num carreiro a meio das árvores e flores de mil cores, lembraram-se que não sabiam aonde morava o Velho Sábio. O Branquinho lembrou as palavras da mãe: “Para lá se chegar, segue-se o fumo”. E realmente, não muito longe, viram no céu como que um fio de fumo que subia de um ponto não muito longe deles. Depois de andarem mais um pouco, viram que o fumo saia de uma chaminé de uma pequena e bonita cabana. Ao lado da cabana havia um lago aonde havia alguns belos cisnes brancos. Á beira do lago estava um senhor idoso de barba branca, a dar pão seco aos cisnes. Ele não tinha uma barba branca comprida como a do Pai Natal, mas mais curta. Também não era tão gordo. Aproximaram-se e perguntaram se ele era o Velho Sábio. Ele respondeu que velho era sim, sim senhor. Quanto a sábio, era bondade deles chamarem-no assim. Eles não compreenderam bem a resposta. O velho sorriu e respondeu que sim, que era o Velho Sábio do Bosque, acrescentando que a modéstia fazia parte da boa educação. Então, eles falaram-lhe da Mimi, e das suas maldades. Ele já sabia que Mimi era um problema para os bichinhos da floresta. Mas ela era uma bruxa, com poderes mágicos. Ele não podia desafiá-la, não fosse ela transformá-lo num sapo, ou algo assim.

O velho sábio sabia que a Mimi tinha uma irmã, a Titi, que era boazinha. “E onde vive essa irmã da Mimi?” perguntou o Branquinho. O coelhinho e o ratinho encolheram-se de medo quando o sábio disse que ela morava numa gruta que era guardada por um grande urso feroz.

O sábio decidiu ir falar com a Titi, a irmã boazinha da Mimi.

Mas como passariam pelo urso? E será que a Titi os poderia ajudar?

A seguir: "A História da Mimi"

Oldland
Enviado por Oldland em 16/02/2007
Código do texto: T383902