A ZIZI QUER UM CHOCOLATE (3 - 5 anos)

Quero falar-vos da ratinha Zizi.

É uma pequena ratinha que tem a casa numa árvore do Parque Municipal.

Um dos amigos dela é o esquilo Didi. Costumam brincar junto do lago do parque. É um lago muito bonito, com cisnes brancos. As pessoas costumam ir lá e mandar pão seco para os cisnes comerem. E dessa comida, há sempre pedacinhos para a Zizi e o Didi.

- Eu gosto de pão. – Diz o esquilo Didi – Mas prefiro chocolate.

- Chocolate? - pergunta a ratinha Zizi – O que é isso?

- Nunca provaste? – Responde o Didi – É a melhor guloseima do mundo. Espera, que eu arranjo um pouco.

Ali perto, vinha um rapaz a comer uma tablete de chocolate.

Então, o esquilo Didi pôs-se frente do rapaz e meteu-se de pé, todo empinado, a mexer as patinhas da frente. O rapaz acha graça àquele esquilo malandro e dá-lhe um pedacinho de chocolate. O Didi oferece um pouco à ratinha Zizi, que come um pouquinho.

- Humm, é delicioso! – Diz a Zizi, lambendo os dedos – Quero mais!

A ratinha Zizi olha à volta e vê uma velhinha a comer uma pequena barra de chocolate.

- É a minha vez de tentar o truque do Didi! – diz a Zizi entusiasmada.

Decidida, a ratinha Zizi pôs-se em frente da velhinha. Empina-se e fica sobre as duas patas de trás, como tinha visto o Didi fazer.

Mas a reacção da velhinha não é bem o que a Zizi esperava:

- Um rato, meu Deus, um rato! – grita a velhinha, que desata a correr dali.

- Um rato, e depois? - diz a ratinha Zizi para o amigo, zangada – Um esquilo é como um rato, mas com uma cauda mais bonita.

E assim a pequena Zizi não se aventurou mais a pedir comida às pessoas.

Mas como o esquilo Didi é um bom amigo, sempre que consegue chocolate, dá um pouco à sua amiga Zizi.

Oldland
Enviado por Oldland em 16/02/2007
Código do texto: T383789