RECICLAMUNDY
RECICLAMUNDY
músical infanto juvenil escrito por : Adimilson Campos e Carla Hollanda
CENA 1 : (STOP MOTION)Vidralina sai do seu planeta pra uma grande missão e decide pegar um atalho e inesperadamente o combustível de sua nave ( oxigênio ) é sugado por um estranho planeta ( terra ) e é obrigada a aterrizar e fica horrorizada com a situação ecológica em que ele se encontra e decide ficar.
Vidralina – como alguém pode sobreviver nesse lugar? com poucas arvores sem oxigênio não vou conseguir combustível pra voltar a meu planeta natal, águas poluídas cheias de óleos e lixo,
DE VOLTA A O PARAÍSO
TODO MUNDO SONHA COM UM MUNDO IDEAL PARA MORAR...
COM FLORES, ÁRVORES E ÁGUA PURA PARA SE BANHAR...
UM MUNDO CHEIO DE PAZ E AR PURO PARA RESPIRAR...
NADAR COM OS PEIXINHOS, NA GRAMA DEITAR E OUVIR OS PÁSSAROS LIVRES A CANTAR...
VAMOS DAR AS MÃOS E A TERRA SALVAR, JOGAR LIXO NO CHÃO JAMAIS E AS ÁRVORES NUNCA CORTAR, SEM ELAS OS SERES VIVOS NÃO TERÃO ONDE MORAR, SEM SUAS FOLHAS JAMAIS EXISTIRÁ O OXIGÊNIO PARA RESPIRAR...
OGAR LIXOS NOS RIOS E MARES ISSO É ERRADO NÃO VAI FUNCIONAR, LUGAR DE LIXO É NA LIXEIRA TUDO SEPARADO PARA RECICLAR...
COM RIOS E MARES LIMPOS PODEMOS FELIZES VOLTAR E VER TARTARUGAS E PEIXINHOS A NADAR...
UM MUNDO PERFEITO E LIMPO TUDO PERFEITO E LIMPO O MUNDO DEVE ESTAR PRA NATUREZA TE RECOMPENSAR.
Vidralina - nem consigo respirar, melhor me equipar com meu nariz de oxigênio e ver se encontro ajuda.
( encontra num galho seco uma semente ), pobrezinha, vou cuidar de você amiga, alguém devia ter te ajudado a sair daqui, mas nesse planeta não existe ninguém que possa fazer isso por você amiguinha, você será minha companhia agora estou me sentindo tão sozinha e seria injusto te deixar aqui, vamos ser grandes amigas.
( barulho de motosserra ) não tenha medo, vou te proteger, fique aqui perto do meu coração, aqui é um local quentinho e seguro. ( assustada) quem é você?! ( grita) não, nos deixem em paz!
( BLEKALT)
CENA 2 – (STOP MOTION) Outra nave saído do Reciclamundy para resgatar vidralina, seus três melhores amigos à sua procura no universo, até que os radares a encontra! Eles aterrizam.
Ferradura - ( com o mega fone gritando ) Vamos tropa!
Temos que encontrar nossa amiga e retornar o mais rápido possível a nosso planeta.
Sacola – Dar pra falar mais baixo, estou enjoado e com uma dor de cabeça horrível! Melhor procurar um arbusto e descansar um pouco.
Ferradura – Onde seu tonto?
Aqui só tem lixo e terra seca, nem preciso usar meus óculos escuros, pois com essa neblina de fumaça preta poluída o sol não consegue clarear a terra.
Origamy - ( molhando o dedo na saliva e procurando a direção dos ventos ) Nem ventos existem aqui!
Como iremos encontrar a comandante Vidralina depois de tantos anos perdida nesse lugar?
Sacola – Vidralina eu não garanto mais a nave dela sim. ( aponta para o lado oposto )
Ferradura – Sem oxigênio e essa fumaceira escura como iremos chegar do outro lado?
Origamy – O nariz de oxigênio claro é a única forma.
Sacola – Impossível!
Ferradura – A bolha de fotossíntese!
Sacola – Não existe mais!
Ferradura e Origamy – O que você fez seu... seu...
Sacola – Calma amigos, eu joguei tudo pela janela da nave quando fizemos o pouso forçado!
Ferradura – Eu te mando de volta seu trapalhão!
Origamy – Sabia que ele não estava preparado para essa missão.
( vira-se para Sacola ) Nós estávamos na nave não num barco seu cabeça de vento!
Ferradura e Origamy – Estamos perdidos! ( chorando ) Ps: Sacola entra na nave.
Ferradura – Nem meu amuleto nos safou desta situação!
Devíamos ter jogado-o pela janela da nave numa cápsula bem vedada.
Sacola – Amigos!
Origamy e Ferradura – Cale a boca!
Origamy – Estamos presos aqui também, não devia ter vindo a essa missão!
Sacola – Encontrei um nariz de Oxigênio! ( Põe o nariz)
Origamy e Ferradura - (Desesperados ao ver Sacola pondo o nariz) não!
Ferradura – Agora é o fim!
Origamy – Só ele pode agora atravessar a neblina!
Sacola – Eu tenho medo! Estou até arrepiado!
Origamy e Ferradura - (olhando bravo para sacola )
Sacola - ( Sentindo-se ameaçado) É melhor eu ir correndo!
(corre e entra na nave de Vidralina, silêncio).
Origamy – Onde será que ele se meteu?
Ferradura – que será que está fazendo?
Origamy e Ferradura – (chorando) Acho que ele apagou de vez!
Origamy – tive uma idéia! (corre para a nave).
Ferradura – lá vem bomba!
Origamy – que bomba que nada, (mostrando) pernas de pau, é a única chance que temos de atravessar a neblina!
Ferradura – E a última também!
Origamy – pode me ajudar?
Ferradura – te vira sozinho!
Tudo tem que ser eu?
Origamy – eu que encontrei as pernas de pau seu egoísta!
Ferradura – pare de reclamar e vamos logo, o oxigênio está acabando vai você na frente?!
Origamy – não.
Vai você primeiro!
Ferradura – vamos juntos então!
Origamy e Ferradura – (chamam por sacola) sacola seu inútil!
Sacola – (passando para o outro lado com os equipamentos entre as pernas de pau dos amigos) estou indo!
Cadê vocês?
Ferradura – você ouviu alguma coisa?
Origamy – escutei a voz daquele cabeça de vento!
(enquanto Origamy e Ferradura voltam Sacola retorna a nave de Vidralina)
Sacola – Eu voltei amigos agora estamos...
Ferradura e Origamy – Estamos aqui cabeça de abóbora.
Sacola – Fiquem parados que eu estou chegando, com a maleta de primeiros socorros... Estou chegando... Estou chegando... uè! Cadê vocês?
Ferradura e Origamy – Pegamo-lo!
Sacola – Socorro!
Origamy – Deixe de ser histérico.
Ferradura - (Pegando a maleta e abrindo) e vamos logo terminar esta missão. Ah! O primeiro passo é acabar com essa neblina poluída.
Ahan! Essa arma vai dar um jeito (Puxa da maleta frasquinhos de bolinho de sabão, sobram várias bolinhas que dão sumiço a neblina).
Sacola – E agora o que iremos fazer? Nossa, quanto lixo!
Origamy – O primeiro passo e reciclar, separando o lixo.
A natureza agradece!
Ferradura – E o bolso também! (Olhar de reprovação dos outros) lixo é rendável amigos, além de ganhar dinheiro ajudamos a natureza a livrar-se dele.
Origamy – Você tem razão!
Sacola – É você tem razão.
Ferradura – Eu fico com o metal!
Origamy – Eu com o papel.
Sacola – Eu quero o plástico.
( Música ).
Sacola - (Entra em cena sozinho) de nada adianto a coleta seletiva sem a Vidralina aqui para reciclar o vidro todo trabalho é em vão.
Origamy – Não tem vidro aqui seu cabeça de vento!
( Sacola e Origamy se olham e riem um do outro ).
Sacola – Você está parecendo uma pipa sem rabo (ri)
Origamy – (furioso) E você uma trouxa de roupas mal amarrada.
Ferradura - ( voz em off ) Flashes e luzes em mim por favor, calma minha fãs, o palhaço mais lindo do Reciclamundy chegou!
Origamy e Sacola – (admirados) uau!
Ferradura – Esqueci de falar pra vocês amigos que sou in-re-sis-ti-vel!
Origamy – (puxando sacola que ainda está paralisado) Eu não achei nada demais, só fiquei paralisado por causa da luz forte nos meus olhos! (paralisa novamente)
Sacola – Paralisou de novo, e não foi por causa da luz forte agora!
Ferradura – (virando-se lentamente) O que será que ele viu? (assustado) não acredito!
Sacola – O monstro do esgoto sujo!
Origamy – Ele existe, bem que meus pais me falavam!
Sacola – mamãe também falava que ele sugava para o esgoto quem jogava lixo no chão!
Ferradura – E que carregava para o pântano de cáca e meleca quem desperdiçasse água ou prendesse e maltratasse algum animal.
Origamy e Sacola – eca!
Ferradura - (desesperado) não! Isso não! (agarra Sacola e põe a chorar assustado)
Origamy – O que houve seu exagerado? Você está me assustando!
Ferradura – não quero imaginar essa tragédia!
Isso seria demais para o meu sensível coração!
Sacola – fala logo que está dando nos nervos!
Ferradura – (encontra os óculos) Vidralina!
Origamy e Sacola – onde, o que?!
Ferradura – se ela foi sugada pelo monstro do esgoto sujo?!
Origamy – impossível, em nosso planeta agimos corretamente com o meio ambiente.
( Ferradura pondo os óculos de vidralina, Origamy olha assustado reconhecendo-o)
Origamy – Os óculos de vidralina!!!
Sacola - (corre para o cano) Vidralina eu vou te salvar!
(Sacola se é surpreendido pelo monstro do esgoto que vem a seu encontro, ele corre fugindo).
Monstro do Esgoto Sujo
Cuidado com o monstro do esgoto sujo...
Cuidado com o monstro do esgoto sujo...
Cuidado com o monstro do esgoto sujo...
Ele pega quem joga lixo no chão!
Cuidado com o monstro do esgoto sujo...
Cuidado com o monstro do esgoto sujo...
Cuidado com o monstro do esgoto sujo...
Ele pega quem é malvado e porcalhão!
No fundo do cano do esgoto, existe um monstro sujo... ai que nojo...
Ele mora na caca e meleca e solta pum a bessa!
Mas para não ser pego por esse monstrão...
Não vou gastar água nem jogar lixo no chão...
Arrancar plantinhas também não vou não...
Por que isso não tá certo não...
Cuidado com o monstro do esgoto sujo...
Cuidado com o monstro do esgoto sujo...
Cuidado com o monstro do esgoto sujo...
Ele pega quem joga lixo no chão!
Cuidado com o monstro do esgoto sujo...
Cuidado com o monstro do esgoto sujo...
Cuidado com o monstro do esgoto sujo...
Ele pega quem é malvado e porcalhão!
Monstro do esgoto - (Vidralina disfarçada) Quem ousa invadir meu território, a morada do terrível monstro do esgoto sujo?
Origamy – Melhor corrermos...
(é agarrado por um braço por ferradura)
Sacola – E o mais rápido possível...
(é agarrado por outro braço por ferradura)
Ferradura – (com as mãos ocupadas)
Não temos o que temer, nós somos ecologicamente corretos, em nosso planeta tudo é perfeito, respeitamos as florestas e animais, não arrancamos nem se quer uma flor, além de ter em nossos quintais pomar e horta!
Monstro do esgoto sujo – Não acredito que nunca tenham cometido nada contra a natureza, então me expliquem porque estão querendo fugir.
Sacola e Origamy – E agora, descobriram tudo, estamos perdidos!
Ferradura – o que vocês aprontaram em?
Será que tenho sempre que está de olho em vocês?
Falem logo ou deixarei que ele os leve daqui!
Sacola – Lembra daquelas sementes que recebi ordens pra plantá-las?
Ferradura – Sim!
Sacola – Eu as escondi na nave de Vidralina, pois eu estava com preguiça e não as plantei.
(chorando) diversas árvores e plantas deixaram de brotar por minha causa!
Monstro do esgoto sujo – Que vergonha!
Um mundo sem árvores e plantas deixa de existir pois todos seres vivos dependem delas pra sobreviver, elas fornecem alimentos, moradias, curam várias doenças com suas seivas e folhas sem falar que nos oferecer algo essencial para viver o oxigênio, você cometeu uma grave infração, te levarei agora para o pântano de caca e meleca.
Sacola – (apontando pra origamy) e ele?
Só eu vou receber punição, injustiça!
(Origamy tenta sair de fininho e é pego por ferradura)
Ferradura – pra onde pensa que vai seu espertinho?
Monstro do esgoto sujo – Não adianta fugir, não vai conseguir escapar das minhas enormes mãos gosmentas.
Ferradura – Confesse logo o que você fez, ou sofrerá com a grande ira do monstro do esgoto sujo!
Sacola – É, confesse logo!
Origamy – Se eu confessar serei perdoado?
Sacola e Ferradura – não!
Ferradura – Ou você confessa, ou falo aquele seu terrível segredo!
Sacola – Que ele faz xixi na cama? (ri)
Eu sei um bem mais grave!
Origamy – Parem com essa tortura, eu confesso... Eu confesso...
Eu desperdiço água no banho e deixo a torneira aberta escorrendo água (meigo) eu acho tão bonitinho ver a água escorrendo abundantemente, adoro também brincar na descarga, gosto de ver a água descendo no vaso!!!
( Sacola e Ferradura olhando – o com reprovação )
Ferradura – Se todos fizerem o que você faz a fonte de água do planeta secará, e um, plantaneta sem água é um planeta morto!
Origamy – Agora estou confuso, uma hora você falam que não podemos viver sem árvores e plantas, outra hora que não podemos sobreviver sem água!
Monstro do esgoto sujo – Os seres vivos dependem um do outro pra sobreviver e todos eles da água!
Sacola – Agora entendi!
Ferradura – Eu sempre soube disso tudo!
Origamy – você sempre sabe de tudo Ferradura!
Sacola – E nunca consegue resolver nada sozinho!
Ferradura – E vocês que cometeram essas arbitrariedades contra o meio ambiente, desperdiçando água e deixando de reflorestar terras onde não existe mais verde?!
Origamy e Sacola – ( cochicham armando um plano)
Ferradura – O que estão aprontando agora em?
Quem cochicha o rabo espicha em?
Origamy – Feche os olhos, vamos ver se você é tão correto como tanto fala! (faz gestos pra sacola que pega a corda)
Ferradura – Posso abrir os olhos agora?
Sacola e Origamy – Não!
(correm de um lado para o outro amarrando Ferradura)
Ferradura – O que estão fazendo?
Vocês não podem fazer isso comigo, amarrotaram toda minha roupa...
Sacola – (pega uma bola de borracha e enfia na boca de Ferradura)
Sacola e Ferradura – cala a boca!
Origamy – Vamos Sacola, pegue aquela mala de Ferradura e ver que segredos ele guarda nela!
(abrindo a mala) Isso não... Isso não...
(Ferradura consegue se soltar e cospe a bola fora)
Origamy – Achei!
Como você é cruel, guardando um casulo no pote de vidro!
Sacola – É... No pote de vidro!
Origamy – Como você é cruel!
Sacola – É... Cruel!
Origamy – Pare de repetir o que falo!
Ferradura – eu só queria ter um animalzinho de estimação!
(desesperado) passe isso pra cá, isso me pertence!
(Os três travam uma disputa em poder do vidro com casulo)
Monstro do esgoto sujo – (furioso) Parem!
Como vocês habitantes de um mundo ecologicamente perfeito, um mundo chamado Reciclamundy cometem tantas maldades a um mundo tão lindo!
A punição de vocês será Severa!
Ferradura – Perdão seu monstro, prometo libertar o casulo e não voltarei mais a cometer esse erro!
Monstro do esgoto sujo – Não sei se posso acreditar em vocês, aqui a terra era um mundo perfeito no passado, por causa do desmatamento, lixos jogados na rua, poluição, desperdício de água e morte e capturas de animais silvestres se transformou num caos!
Se continuarem cometendo erros o Reciclamundy deixará de existir!
Por tanto...
Origamy e Sacola – ai, meu Deus!
(Ferradura desmaia com medo)
Monstro do esgoto sujo – Pra vocês só há uma saída, tomar como missão reflorestar e recuperar a fauna, flora e as águas puras desse planeta.
Ou terá como alternativa ser sugado por mim para o pântano de caca e meleca e viver a vida inteira sentindo cheiro de lixo e pum lá!
Ferradura – Sem nossa amiga não conseguiremos, ela está perdida nesse planeta e sem ela essa missão será impossível!
Origamy – Eu aprendi que com a ajuda de todos, o planeta Terra vai se recuperar mais rápido!
Sacola – Cada um usando o que sabe de melhor pra ajudar e recuperar a natureza!
Ferradura – Sem nossa amiga não podemos ajudar!
Monstro do esgoto sujo – Sua amiga eu não prometo encontrar mais tem alguém que queria que conhecessem o ser que mais sofreu com a falta dos seres que nessa terra existiguiu!
(abre – se o túnel e uma luzes fortes saem do cano, surge a mãe natureza).
Ferradura, Origamy e Sacola – uau!!!
Monstro do esgoto sujo – Apresento –lhes a mãe natureza!
Origamy – é linda!!!
Sacola – Parece uma fada!
(barulho de moto serra, assustados)
Ferradura – (estende os braços ao perceber que a mãe natureza está fraquinha agarrando-a antes que ela desmaie)
Sacola – O que houve?
Ferradura – Ela está fraquinha não sei se irá resistir!
Origamy – pobrezinha!
Monstro do esgoto sujo – a ultima árvore foi destruída, acabou!
Ou vocês ajudam a encontrar uma solução ou a terra estará acabada para sempre!
Sacola – Sem Vidralina é impossível!
Origamy – E agora como iremos voltar ao nosso mundo?
Ferradura – será o nosso fim também!
(silêncio, quando surge a voz de Vidralina indignada tirando a fantasia de monstro do esgoto sujo).
Somos Palhaços!!!! Todos
-Seu bobo... medroso; Sacola;.... o fràgil! Manhoso... Preguiçoso... ( Chorão )...
Cara De Mamão.... Seu Bobão!
-Origamy... seu falso.... Pidão! Fofoqueiro és Sim! Mas... sempre arrumando... Soluções! Seu Mixão! Kkkkkk
-Seu monstro do Esgoto Sujo...Eu não tenho medo de tu Não!
Pois, sei que dentro do teu coração... tem uma palhacinha... Tão Boazinha...Quebrável.... Feita de Vidro... mais.. forte... como Diamante. Tenho medo de Tu não Viu!
-Ferradura: Seu chato! Você... só bota dificuldades... és Negativo as às vezes;
Eu sei que és forte... faz de tudo para encontrar Vidralina! És tu um Palhaço frágil... como uma criança, porém forte como um Metal
-Crianças...adultos... te imploro... Nunca deixes morrer a criança que existe dentro de vocês... com isso;... Finalizando te Digo:
Eu... Tu... Nós... Vocês... Todos Somos Palhaços.
Vidralina – será que tudo tem que ser eu?
Protegi a mãe natureza durante anos aqui, lutei sozinha e quando tudo está perdido vocês surgem com seus segredos obscuros!
(silêncio)
Vidralina – (vendo seus amigos fracos) o pouco de oxigênio que restava aqui está acabando!
Ferradura – agora não tem mais jeito!
Origamy – estamos perdidos!
Sacola – e a terra também.
Falhamos!
Vidralina – (lembra da semente que guardou ao chegar a terra com tanto amor)
Amigos, amigos temos uma chance! (tira do seu coração a semente)
Mas vocês precisam me ajudar, guardei durante anos essa semente de Sequóia gigante, a maior arvore que existiu nesse planeta mais pra ela germinar preciso da ajuda de vocês.
Ferradura – O que poderemos fazer pra ajudar?
Vidralina - Aproximem-se... Primeiro meu amor pela natureza (põe a semente no chão)
O ar dos pulmões de Sacola (ele sopra)
A água que ainda resta nas lágrimas de Origamy (ele põe uma lagrima pra hidratar a semente)
E a luz solar refletida por Ferradura (põe a energia solar na semente)
SEMENTE AMIGUINHA
OLÁ... CHEGUEI, TE ACHEI, PEGUEI, GUARDEI....
MAS NÃO TE ESQUECI!
JUNTO COM FERRADURA... SACOLA E ORIGAMY... MÃE NATUREZA... AJUDA... SEMEIA!
CULTIVEM... REGUEM... TODOS VOCÊS QUE EU JÁ FALEI!
FICO LONGE... VIBRANDO E TORCENDO...
VAI DAR TUDO CERTO! EU SOU POSITIVA!
SECÓIA GIGANTE... TU VAI CRESCER!
TU ES BEM ALTÔNA... JÁ FOSTES MINHA SEMENTE... AMIGUINHA... EU TE PROTEGI PRA TE FAZER RENASCER!
OXIGÊNIO... NUNCA MAIS FALTAR!
FIQUEIMALVADA... E FURIOSA ME ESCONDI E POR MUITO TEMPO FIQUEI ESCONDIDA!
DESCEPICIONADA COM OS MEUS AMIGOS FRACOS DE OUTRO PLANETA!
GRITEI... FALEI.... MORGUEI... LUTEI... VENCI... FIQUEI!
TU É MINHA MELHOR AMIGA: SEMENTE AMIGUINHA.
MÃE NATUREZA... VEM! CONSEGUIMOS TODOS JUNTOS TE SALVAR, MÃEZINHA TAVAS TU BEM FRAQUINHA.
SABE O QUE TE SALVOU MÃE?
A SEMENTE AMIGUINHA... QUE GUARDEI COM MUITO AMOR E TU MÃE NATUREZA!
MENINA... FADINHA... LINDA!
VEM COMIGO... CANTAR! LÁ, LÁ, LÁ.
(A arvore brota fazendo a mãe natureza reviver)
Vidralina – agora não depende só de nós, fizemos nossa parte e temos que partir!
O Reciclamundy também precisa de nós!
Origamy, Sacola, e Ferradura – (choram).
Mãe Natureza – obrigado amigos, por tudo, não fiquem tristes, além de uma reserva de sementes que irão ser replantas pra enriquecer o planeta terra, tenho amigos que irão me ajudar!
Vidralina – Mas quem?
Mãe natureza – As crianças, a nova geração da terra, que cuidará do planeta e fará que ele fique mais verde e vivo, iremos devolver tudo que foi arrancado e destruído!
Origamy, Sacola e Ferradura – ( chorando ) ela não precisa mais de nós!
Ferradura – completamos nossa missão!
Mãe natureza – Nada disso, preciso que as sementes cheguem às mãos de meus amigos terráqueos e pra isso conto com a ajuda de vocês antes de partir, será sua ultima missão aqui!
(eles pegam cestas com saquinhos de sementes e distribuem cantando ao terminar se despedem)
Reciclamundy!
Vamos … dançar... malhar... malhar! Sangue...suor.... lágrimas... não, Sei... acho que que são sorrisos!
Aquele mundo.... feio, perdido... Vai ficar para trás!
Tudo verdinho... vai... voltar.. e muito à brilhar!
-Não.... te desenhei.. com caneta ou lápis... nem num caderninho... te Rabisquei!
-Eu...te.. transformei com Vidro...Papel... metal e plástico!
-Mundo... Grandão chamado... Reciclamundy!
Olá... bom... dia... Boa tarde
-Bye..... bye.. eu vou ...volto, não Seui? Mais.... amei, fazer Renascer... um … Mundo lindo chamado:
Reciclamundy
Vidralina – Adeus crianças!
Ferradura – Adeus mãe natureza!
Origamy – Prometemos voltar algum dia!
Sacola – e quando voltarmos quero ver a terra lida cheia de flores e animais pulando felizes!
Vidralina – e o casulo?
Mãe natureza – não se preocupem quando nossa amiga borboleta sair dele se encarregará de polinizar todas as flores que em breve abrirão, obrigado por tudo!
Adeus!
Os três – Adeus!
FIM