A GINCANA

A professora Mônica chegou para mais um dia de trabalho na saula de aula. Mas esse era um dia diferente. Era a gincana da escola. Cada turma teria que realizar tarefas escolhidas pelos professores, que, no final, dariam notas de avaliação para os alunos.

A professora escolheu uma atividade em grupo, e ordenou que os alunos se dividissem, e que cada grupo tivesse um líder. Então foram formados cinco grupos: O amarelo, cujo líder era o Tiago. O vermelho, com a Susi. O azul, com o Douglas. O verde, com a Rebeca. E finalmente o marron, com o Fábio.

Mônica passou para os cinco grupos assuntos diferentes, que seriam estudados e depois explicados para toda a sala pelos líderes. Os trabalhos foram os seguintes:

- grupo azul = Alimentos

- grupo amarelo = Animais

- grupo verde = Estados e Capitais do Brasil

- grupo marron = Higiene Pessoal

- grupo vermelho = Prevanção da Dengue

A gincana então começou. Os alunos conversavam e davam opiniões sobre o que estavam estudando. Enquanto isso, os líderes iam anotando tudo em seus cadernos.

Depois de várias horas de intensa atividade, os líderes foram para o quadro, e começaram a mostrar, um de cada vez, o resultado dos trabalhos.

O Douglas, do grupo azul, falou dos tipos de alimentos, das carnes, verduras, frutas e legumes. Deu exemplo de cada um deles, mas disse que o tomate era um legume.

_ Tomate é uma fruta! - disse Rebeca, rindo muito.

Douglas voltou para seu lugar meio chateado.

A Susi, do grupo vermelho, falou sobre o mosquito da dengue, dos sintomas da doença e que as pessoas não devem deixar lixo acumulado.

_ E a água parada? Você esqueceu? - falou Fábio, com ironia.

Susi sentou na sua cadeira, aborrecida.

Chegou a vez de Tiago, do grupo amarelo. Explicou o que são os animais mamíferos, herbívoros e deu exemplo de peixes: tubarão, peixe-espada, baleia...

_ Baleia é um mamífero! Não é peixe! - gritou Douglas, zombando.

Cabisbaixo, Tiago voltou para seu grupo.

Rebeca, do grupo verde, tomou a palavra, e com uma cartolina na mão, mostrou para a classe alguns estados e suas capitais: Bahia, capital Salvador; Minas Gerais, capital Belo Horizonte; Goiás, capital Brasília.

_ A capital de Goiás é Goiânia! - disse Tiago, dando uma gargalhada.

Rebeca, quase chorando, voltou para o fundo da sala.

Fábio, do grupo marron, deu um show. Sabia tudo de higiene pessoal. Falou sobre escovação dos dentes, corte de unhas e cabelo, usar roupas limpas,etc. Feliz. deu um belo sorriso, com a caneta na boca.

_ Colocar a caneta na boca é sujeira! - berrou Susi, com vontade de rir.

Fábio foi para um canto da sala bem jururu.

A professora Mônica viu e ouviu atentamente tudo que aconteceu na sala. Ela tinha que avaliar e dar notas para os grupos. Todos estavam apreensivos, pois sabiam que tinham errado e que fizeram brincadeiras de mau gosto. Achavam que a professora ia dar nota zero pra todo mundo.

Então, olhando para todos os alunos, a professora Mônica disse:

_ Hoje eu não vou dar nota pra ninguém! Quero que vão pra casa e reflitam sobre o que aconteceu aqui. Apenas escrevam nos seus cadernos essas palavras: " Não existe alguém tão sábio que não precisa aprender alguma coisa com outra pessoa. Da mesma forma, não existe alguém tão ignorante que não possa ensinar algo a outro".

Alexandre Oliveira de Souza
Enviado por Alexandre Oliveira de Souza em 08/07/2012
Código do texto: T3766442
Classificação de conteúdo: seguro