Maria Alice no país da Leitura

Maria Alice no país da Leitura

Lê aqui,

Lê acolá,

Maria não para de falar: Tia, eu já sei ler.

Há quem comece mais cedo ou quem comece mais tarde, mas foi aos seis anos, quase próximo a completar sete, que Maria começou a decodificar as palavras e se encantar com a sua capacidade de ler.

Agora Maria vive lendo placas, letreiros, nome de ônibus, avisos da escola etc. Essa novidade (que já sabe ler), ela conta com tanta empolgação que sua alegria contagia quem houve.

Indescritível é essa sensação que o ser humano tem ao aprender a ler, mesmo que essa leitura seja o decodificar de palavras, não importa, o sentimento é de poder.

Um dia Maria vai descobrir que ler vai muito além do decodificar de palavras. Ela vai começar a selecionar os gêneros textuais de acordo com as suas preferências e ou necessidades. Acredito que não tarda para isso acontecer.

Nesse momento Maria está deslumbrada com a sua capacidade de ler, e sua tia Juliana, mais deslumbrada do que a sobrinha, vive apregoando: - Gente, Maria já sabe ler, gente, Maria está lendo tudo, gente Maria perguntou isso, Maria leu aquilo... isso é o letramento, isso é a prática social da leitura...

Então só me resta dizer: Viva a Leitura!

Viva Maria!

Viva a escola!

Viva a professora de Maria!

Ops! Viva a Tia de Maria!

Verônica Almeida, 07 de maio 2012.