OS NOMOS

Numa ilha muito distante, no meio do oceano Pacífico, havia um povo que morava em uma cidade onde as pequenas casas eram feitas de pedras, no meio das árvores. Esses habitantes se chamavam Nomos.

Os Nomos eram criaturas pequenas,de olhos e orelhas grandes e muito peludos. Apesar da aparência estranha, eram dóceis e inteligentes, e viviam em paz e harmonia.

Os Nomos eram excelentes caçadores, e sempre estavam atrás de lebres e tatus na floresta. Alimentavam-se também de vários tipos de frutas e brotos das árvores.

Eles adoravam o sol, acreditando que era um Deus, e por isso só saíam durante o dia. Tinham medo da noite, principalmente na lua cheia, pois corriam perigo por causa do seu único inimigo. Na verdade, uma inimiga: a bruxa Malvina, que possuía poderes mágicos. Ela podia se transformar em lobo, dragão, mas somente nas noites de lua cheia.

Segundo os antigos Nomos, o poder da bruxa vinha do luar, e só poderia ser destruído se a lua parasse de brilhar, mesmo que por poucos minutos, e ao mesmo tempo a bruxa teria que olhar em direção dela.

Mas o inverno chegou na ilha, e com ele o frio e a neve. Estava cada vez mais difícil encontrar comida. Os animais ficavam escondidos nas tocas e já não havia mais frutas nas árvores. O único jeito era caçar à noite, pois na escuridão tinham mais chance de encontrar alimento, pois a maioria dos bichos também saíam à noite.

E assim aconteceu. Um grupo de Nomos saiu da cidade em direção a floresta, com suas flechas e lanças. Eram doze no total.

Depois de algumas horas na floresta, eles foram atacados pelo grande dragão, que na verdade era a bruxa Malvina disfarçada. Apenas quatro Nomos conseguiram voltar.

O chefe dos Nomos tomou uma decisão, juntamente com todo o povo. Era preciso acabar com o poder da bruxa.

Como era muito inteligente, ele sabia que naquela semana ia acontecer um eclipse lunar, em que a lua ficaria totalmente escura durante algum tempo.

Então bolaram um plano para capturar a malvada bruxa. Fizeram um buraco enorme com uma grande rede dentro,e cobrirarm com folhas de bananeira. Acenderam uma fogueira, começaram a dançar e cantar. Tudo isso para atrair a bruxa Malvina.

Quando a bruxa, em forma de lobo,chegou bem perto da cidade, caiu no buraco e ficou presa na rede. Os Nomos, então, amarraram a bruxa numa árvore, e a fizeram beber um chá de plantas que fazia dormir. E assim ela ficou por dois dias.

No terceiro dia, quando anoiteceu, o eclipse lunar começou e no instante em que a lua ia parar de brilhar, jogaram uma vasilha de água na cara da bruxa. Ela abriu os olhos assustada, e a primeira coisa que viu foi a lua encoberta. Nesse momento todo o poder da bruxa se foi.

A partir desse dia os Nomos nunca mais tiveram medo da bruxa, e sempre saíam para caçar, à noite, à luz da lua.

Fim.

Alexandre Oliveira de Souza
Enviado por Alexandre Oliveira de Souza em 01/07/2012
Código do texto: T3754840
Classificação de conteúdo: seguro