AS AVENTURAS DE UM CÃO TRAVESSO

**Dé Cabidelli**

Apresento a vocês ZAC, um cãozinho que desde pequeno apronta muito, é sempre muito alegre e sabido por isso não para quieto. Sempre correndo e pulando esperto e travesso, caia, chorava, latia, mas nunca a alegria perdia.

Coitada das galinhas da vovó, que só de chegar perto já gritavam cocoricó.

E ZAC não deixa ninguém ficar parado; quem não conhece fica assustado, mas quem já conhece dá logo um abraço apertado.

E lá em casa ZAC tinha companhia, era o XAMBINHO, um coelhinho muito fofinho, porém muito fujão, sempre fugia para se esconder no mato, mas quando colocávamos ração sempre voltava para seu prato.

Às vezes quando saíamos para passear, a meninada começava a pular com medo de ZAC avançar, corria dali corria de cá e a bagunça não parava de rolar. Mas ZAC muito amigo não ousava as crianças morder por que o que ele queria mesmo era na bagunça se meter.

ZAC muito amado, lá em casa é o mais cotado. Na hora de dar banho é aquela confusão, na hora todo mundo quer ajudar, ai começa a lavação, muita água e bolinha de sabão e depois de muita bagunça, ZAC limpinho vai para sua casinha descansar e nós a bagunça limpar.

Mas um dia ZAC fugiu e a mamãe em pranto caiu, ele saiu apressado deixando todo mundo assustado. Mas depois logo voltou e a mamãe também se alegrou, mas ZAC sempre levado, na sua aventura em uma confusão entrou, com um porco espinho foi mexer sem saber no que ia se meter. Voltou com cinco espinhos no nariz e a mamãe com muito cuidado foi logo cuidar do machucado e depois de muito trabalho os espinhos foram retirados e ZAC muito valente continuou levado sem se importar com o nariz furado.

E outras aventuras ainda posso contar, pois sabe que um dia um sarué*, foi perto de ZAC passear, esses bichinhos são muito rapidinhos, quase não o vemos passar, mas ZAC com seu faro perfeito consegue o bichinho rastrear. Pois ele estava no pé de goiaba em cima da área onde ZAC deitava e mal sabia ele o que ia acontecer, foi quando ZAC deu um pulo bem altão e no bichinho deu um mordidão, o bichinho logo correu e com ZAC nunca mais se meteu, mas ZAC também aprendeu que não se pode morder outro bichinho quando ele não te fez nada, só quando for para se defender de uma caçada.

E quando fica de noitão, ZAC vai para seu colchão e quando chega a mamãe ou as meninas tem que vir na pontinha do pé, para ZAC não saber quem é, pois se faz um barulhinho, ZAC acorda rapidinho e da logo um latidão, por que se for um ladrão corre logo e não se mete em confusão.

E assim o tempo passa e ZAC crescendo, correndo e em muita confusão se metendo, antes era fácil cuidar; ZAC era pequeno, sempre ficava no terreno, mas ele grandão, o terreno é que fica pequeno e também aumenta a confusão.

E ZAC como todo bichinho, precisa muito de carinho, às vezes ele fica no cantinho com cara de tristinho, mas logo corremos para perto dele ficar e sua tristeza passar, por que animais são como pessoas, amam e gostam de ser amados.

E as aventuras não param por ai e ZAC continua sapeca, correndo pulando, sempre muito feliz e deixando mais colorida e alegre toda a família, às vezes preocupada mas logo animada e sempre a espera de uma nova aventura.

E por enquanto vou terminar por aqui, mas ZAC ainda continua aprontando muito e logo logo eu conto mais.

Tchau! Tchau!

Sarué* - gambá, raposinha muito comuns nas regiões sudeste e nordeste do Brasil.

Dé Cabidelli
Enviado por Dé Cabidelli em 22/01/2007
Reeditado em 22/01/2007
Código do texto: T355363