Por que existem pessoas boas e más - Pandora...

Antes de ler a história que vou lhes contar, veja "Pandora e a caixinha encantada". Essa é uma continuação detalhada, veja:

Pandora penteva seus cabelos dourados e os enfeitava com flores do campo. Afinal chegara a primavera, terminar o inverno. As flores lançavam no ar os mais suaves perfumes os quais se misturavam com cheiro de raízes e de terra molhada.

"Como é bom estar aqui... Esse lugar é revigorante."

Logo chegará a data do meu aniversário. Quero um bom presente.

Zeus ouviu seus pensamentos. Preparou-lhe uma festa no Bosque Encantado, convidando apenas os amigos mais próximos. Também pensou num presente que estaria à sua altura. Afinal é uma deusa.

O Bosque Encantado estava à espera da aniversariante. Os seus amigos se esconderam para lhe fazer uma surpresa.

Cupido(Eros), Afrodite(Vênus), Narciso, Hera, Zeus, Netuno, Ondina, Salamandras, Gnomos da Terra, elementais do ar, todos foram convidados e a esperavam.

Pandora chegou vaporosa, os cabelos enfeitados com flores silvestres, cumprimentou os convidados e dirigiu-se à Zeus:

- Você ouviu meus pensmentos.

- Eu sei de tudo que se passa com meus amigos.

- Adorei a surpresa...

- Tenho um presente para você. É algo que está à altura d'uma deus. Veja!

- É uma caixinha! O que há nela? Examinou-a atenta. Estava lacrada.

É uma caixinha que encerra em si todas as virtudes e predicados da humanidade (e dos deuses).

- O presente não podia ser melhor. Muito obrigada!

- Não há de que. Cuide bem dela. Não deixe que caia em mãos erradas.

Os Deuses do Olimpo não são com o o Deus Cristão. Os deuses do Olimpo tem qualiddes humanas, vivem num mundo supra-sensível e podem adquirir um corpo físico. Zeus é o maior deles e juntamente com sua esposa julga deuses e humanos, punindo-os ou coroando-os segundo seus atos.

Zeus é como um juíz. O Deus de Abraão é como um pai. Os deuses do Olimpo amam, sofrem, julgam, perdoam... etc.

A caixinha não poderia sequer ser tocada por mãos invejosas porque seu conteúdo seria alterado e nela haveria, também, qualidades negativas.

A rainha Pandora escondeu sua caixinha no tronco d'uma árvore e foi descansar. Um gnomo travesso esperou que saísse e, zaz! Tocou a caixinha. Tentou abrí-la, mas não conseguindo, deixou-a no mesmo lugar.

Pandora acordou, lavou a face rosada, penteou os cabelos dourados, pos seu vestido de nuvem e rumou ao Bosque, com a firme intensão de derramar os mais belos e sinceros predicados na humanidade.

Quando encontrou a caixinha, seu brilho estava menos intenso. Mas ainda brilhava. Segurou-a. O seu vestido de nuvem a fez levitar. Então ela avistou a humanidade, abriu a caixinha e lançou os predicados rumo aos mortais.

É por isso que algumas pessoas são mansas e outras são bravas, algumas são bondosas e outras são más, algumas pessoas são piedosas e outras cruéis...