A MENINA QUE SONHAVA ESTRELAS

A menina que sonhava estrelas
Jorge Linhaça

Conheci uma menina que sonhava estrelas, em cada sonho via novas estrelas
surgindo à sua frente, dezenas, centenas de contelações.
Nem sempre a menina foi assim, antes sonhava como todo mundo, sonhava bonecas, sonhava video games, sonhava maquiagens, sonhava brincadeiras...
Mas, uma noite, Celestina ( esse era o nome da menina) perdeu o sono.
Resolveu ir até a janela do quarto e abrir as cortinas...
- NOSSA! Exclamou Celestina, boquiaberta ao ver o céu coberto por pontos luminosos a brilhar cada qual com sua própria intensidade.
Sem poder se conter, correu e foi chamar seus pais para revelar-lhes sua grande descoberta.
O pai de Celestina, levantou-se um pouco assustado com aquela gritaria, e por pouco não perde as estribeiras...mas enfim, lá foi ele ver a grande novidade.
Celestina estava tão radiante com a descoberta que não havia como ficar zangado com ela.
- Celestina, disse o pai, existem tantas estrelas que é impossível conta-las olhando daqui, a olho nu.
- Nossa, pai...e como sabem que não dá pra contar? Alguém ja tentou?
- Mais gente do que voce possa imaginar, existem pessoas, chamadas astrônomos, que passam a vida ontando estrelas, estudando e descobrindo coisas novas.
- Você já contou estrelas pai ??
- Quando eu era quase da sua idade eu tentei contar, mas é impossível, sempre aparece uma estrela nova onde a gente não tinha visto ainda e aí a gente perde a conta.
- E pra que servem as estrelas ?
- AH...as estrelas servem para iluminar a noite e marcar o caminho para quem viaja nessas horas...
- Como assim?
- Celestina, olha só...tá vendo aquelas estelas ali...em forma de cruz...então...elas se chamam cruzeiro do sul, é uma constelação, e olhando para ela, para a estrela mais baixa, o pé da cruz , e seguindo-se a sua direção, sabe-se que estamos indo para o sul...os navegantes antigamente usavam as estrelas para se localizarem, assim como a posição do sol os ajudava a seguir no rumo certo.
- Nossa pai...mas o que é esse negócio de costelação?
- CONSTELAÇÃO, Celestina, constelação...é um grupo de estrelas que formam alguma imagem como as imaginamos...olha alí, está vendo aquelas três estrelas juntinhas?
são chamadas de tres marias...existem muitas outras constelações, a ursa maior, a ursa menor, sagitário, touro...etc
- E tem a contelação da borboleta?
- Ah, filha , se tem eu não conheço não...mas quem sabe, se você olhar o céu com atenção, acabe descobrindo um grupo de estrelas que forme a borboleta que você tanto quer?
- Eu vou procurar então pai...
- Tá bom , Celestina, mas deixa pra fazer isso amanhã, agora já é tarde e eu preciso dormir e você também, amanhã tem aula...
O Pai de Celestina a colocou na cama, aconchegou-a nas cobertas e no travesseiro e ficou ali ao seu lado por alguns minutos até que ela adormecesse.
Celestina dormiu e sonhou...sonhou com a estrelas ganhando vida pelo espaço afora, viu a ursa maior brincar com seus filhotes , viu as três marias brincando de roda, viu touros, caranguejos, centauros correndo pelo espaço...viu tantas coisas maravilhosas, criaturas feitas de pura luz, mas não viu a borboleta.
O dia chegou e Celestina foi para a escola, estudou, brincou,voltou para casa, sempre pensando nas estrelas, quando a noite chegou lá foi ela para a janela para ver as estrelas suas amigas..depois dormiu e sonhou...sonhou estrelas em forma de fadas...
E assim foram se passando os dias, até que, uma noite, chovia e Celestina não viu suas amigas estrelas pela janela. O pai explicou-lhe que embora ela não pudesse ve-las, as estrelas estavam lá, que elas não iam embora, apenas ficavam escondidas por tras das nuvens de chuva.
A menina deitou-se, e embalada pelo barulhinho gostoso da chuva acabou adormecendo.
Sonhou que voava pelo céu, atravessava as nuvens de chuva e encontrava suas amigas estrelas, brincava com as três marias, cavalgava na ursa menor, atravessava o zodiaco e mergulhava no mundo das estrelas.
Lá adiante ela viu um grupo de estrelas que não conhecia...elas estavam como que se reunindo, cochichando baixinho e se juntando aos pouquinhos...Celestina não aguentava de curiosidade e foi se aproximando...quando já estavá quase lá, as estrelas bateram asas e voaram pelo espaço...na forma de uma linda borboleta de luz.
Celestina não cabia em si de contente, havia visto nascer a constelação da borboleta que ela tanto queria.
Hoje celestina segue sonhando estrelas, sonhando outras formas, outros animais, e encontrando em seus sonhos novos amigos feitos de estrelas.
Mas, Celestina aprendeu que não é só nos sonhos que encontramos a beleza, depois que começou a sonhar estrelas, Celestina aprendeu a olhar o mundo de forma diferente, começou a prestar mais atenção no que se passa a sua volta, nos animais , nas flores, nas pessoas...e , assim, sonhando estrelas e vivendo com olhos de tudo ver, Celestina aprendeu a escrever suas histórias, ela tem um caderno onde anota as coisas que vê e sonha, escreve e descreve os seus sentimentos, é tipo um diário que ela chama de caderno de poesias.