" A HORTA DO SEU JOAQUIM "

A HOTA DO SEU JOAQUIM

Seu Joaquim é um senhor aposentado.

Para passar o tempo, resolveu fazer uma hortinha no seu quintal.

Escolheu um canto bem lá no fundo, onde o sol bate em abundância...

Preparou a terra para o plantio,arrumou os canteiros e começou sua obra...

Depois de bem adubados, plantou as sementinhas, com todo o cuidado, regou-as e, não demorou muito, as verduras começaram a crescer viçosas, verdinhas, como seu Joaquim queria...

Na horta, havia: alfaces, chicórias, tomates, cenouras, chuchus, enfim,uma porção de coisas que pudessem proporcionar a ele e a sua esposa, dona Maria, alimentos fresquinhos e saborosos.

Dona Maria,,no entanto, não gostou nem um pouco da idéia; agora que ele estava sem trabalhar, poderiam passear mais e, talvez, quem sabe, até viajar... Mas seu Joaquim só pensava na sua hortinha..

__ Joaquim, vamos aproveitar os feriados da Semana Santa e visitar nossa filha, que mora em Minas Gerais? Assim, a gente mata a saudade do nosso netinho... perguntou dona Maria.

Por um instanre, seu Joaquim pensou, com alegria, que reveria seu neto, o Juca, aquele moleque travesso, que tanto os entretia... Mas , e a sua horta, quem cuidaria?...

__ Não,Maria, agora não é possível viajarmos... Esperemos até as férias de julho, quando nossa filha virá para cá, com o marido e o filho.

Dona Maria amarrou uma cara feia para o seu Joaquim e foi dormir sem, ao menos lhe desejar boa noite.

Na manhã seguinte, bem cedinho, seu Joaquim,acordou-a com uma cesta de verduras e legumes, que havia colhido pela primeira vez.

__ Veja, Maria, como estou feliz! Como é bom colher aquilo que a gente, mesmo planta!

Dona Maria olhou a cesta, mas nada disse.

Maria, minha querida, prepare, hoje, uma sopa bem gostosa para nós, que nem aquela que só você sabe fazer... disse ele.

Dona Maria foi para a cozinha, preparou o café da manhã e depois é que foi pegar os legumes, para o preparo da sopa.Olhou tudo aquilo e pensou: __ Acho que fui injusta com ele, afinal de contas, esses alimentos nos servirão muito porque são fresquinhos, não têm agrotóxicos e, além disso, vamos economizar no mercado... Estava disposta, até, em pedir desculpas ao marido, quando ouviu uma voz de criança, chamando-a:

__ Vó! Vô! Tem alguém em casa? Onde vocês estão?

Dona Maria e Seu Joaquim escutaram, espantados e ao mesmo tempo, felizes! Ao abrirem a porta, quem estava lá? Nada mais, nada menos que o Juquinha, com sua mãe, Mariana.

O casal não agüentava com tanta felicidade!! __ Como vocês conseguiram viajar? E a escola do Juquinha?

__ Mãe, não se preocupe... A escola do Juca, foi suspensa por uma semana, por motivo de obras, então, aproveitamos essas pequenas férias, para virmos aqui, visitar vocês. Juquinha estava morto de saudades e eu, também...

Depois de tantos abraços e beijos, Seu Joaquim convidou o neto para conhecer a sua horta; enquanto isso, Dona Maria levava a filha para a cozinha, a fim de terminar a sopa.

Mariana ficou encantada e fez questão de ir, também, conhecer a tão famosa horta...

__ Que linda horta, mãe! Exclamou Mariana.

Dona Maria,que nunca tinha ido ao quintal para conhecê-la, ficou admirada!

__ Nossa! Como fui injusta e egoísta com seu pai! Vou pedir que me perdoe...

Daí em diante, não só seu Joaquim, mas também Dona Maria, cuidavam da horta, com todo o carinho.

Juca voltou para Minas com sua mãe e prometeu ao avô, que lá, também, iria fazer uma horta no seu colégio, com a ajuda dos seus amiguinhos e com o consentimento da Diretoria, é claro!!!

E VOCÊ, POR QUE NÃO FAZ UMA HORTA,TAMBÉM?

Tete Brito
Enviado por Tete Brito em 05/08/2011
Código do texto: T3142274