O COELHO E A TARTARUGA

O COELHO E A TARTARUGA

Numa floresta, um coelhinho corria para se abrigar da chuva. Corria para um lado, corria para outro, mas não encontrava lugar seco e seguro.

De repente, encontra uma tartaruga, paradinha num canto; dela só se via o casco, pois, nessas horas, ela esconde a cabeça e as pernas e assim fica protegida...

Como era muito educado, alegremente, o coelhinho a cumprimentou:

_ Boa tarde, dona Tartaruga! Que chuvinha chata, não é?

Dona Tartaruga, que não gosta muito de conversa,respondeu com um muxoxo:

_ Hum... para mim, tanto faz...

_ Isso é porque a senhora tem a sua própria casa... Como a invejo... Estou aqui com tanto frio! Não sei para onde ir... disse ele, meio tristinho.

_ Não me inveje porque, embora a minha carcaça sirva de abrigo, por outro lado, torna-se,também, muito pesada de carregar... Você, ao contrário, pode correr à vontade pelos campos e brincar com outros animais; eu é que deveria invejá-lo...

O coelhinho ficou pensativo e, assim que a chuva passou, correu para perto de sua mãe e de seus irmãos. Quando chegou, foi logo, contando para a mamãe Coelha, a conversa que tivera com a tartaruga. A Mamãe Coelha ouviu, com atenção e, depois de pensar um pouco, disse:

_ Meu filho, a Dona Tartaruga está certa. Não devemos invejar ninguém; você tem a mim e seus irmãos... Se ficarmos juntinhos, não sentiremos frio, quando temos fome, não faltam alimentos como: folhas verdinhas e variadas, pequenos frutos que encontramos pela mata. Dona tartaruga é muito solitária e, por isso ela, ela está sempre tristonha...

_ Se é assim, vamos, então, fazer uma festinha para que ela fique bem contente?!!!

_ Como assim? Perguntou dona Coelha.

A senhora vai ver, é uma surpresa...

Dona Coelha ficou curiosa, mas nada disse pois sabia que o seu coelhinho era muito bondoso e só poderia aprontar coisas boas.

No dia seguinte, ele reuniu os outros coelhos e combinaram tudo. Chamaram a mamãe Coelha e lá foram eles para onde estava a Tartaruga. Levavam uma cesta fechada e mamãe Coelha ficava, cada vez, mais curiosa...

Estava um lindo dia...; por isso a tartaruga estava acompanhada por outras, pegando um solzinho agradável.

De repente, os coelhos chegaram, rodeando-as.

_ Bom dia, senhoras! Como vão?

_Como Deus manda... Nessa vida sem graça, que levamos, nossa única alegria é este sol maravilhoso. E vocês, que trazem aí nessa cesta? Perguntaram.

_ É um presente pra vocês. Queremos vê-las alegres; por isso, vamos fazer uma festa.

A seguir, começaram a despejar frutos e outros vegetais ao chão, para que todos pudessem comer...

De barriga cheia, começaram todos, a dançar e a cantar numa alegria louca! As tartarugas, que não esperavam tanta surpresa, foram ficando tão contentes que, aos poucos, começaram, também, a dançar uma dança divertida; ficavam em pé nas patas trazeiras e rodopiavam com o pescoço bem esticado!

Todos riam pra valer. Era, realmente, engraçada, aquela festa, onde todos dançavam, comiam e se divertiam...

Quando anoiteceu, a festa acabou e dona Tartaruga agradeceu à Mamãe Coelha a festa surpresa; e deu-lhe os parabéns por ter educado tão bem os seus filhotes...

E ASSIM ACABOU ESTA HISTÓRIA.

Dona Coelha pegou seus coelhinhos e foram pra casa contentes por terem praticado uma bela ação!!

Tete Brito
Enviado por Tete Brito em 08/07/2011
Código do texto: T3084043