O LOBO PASTOR
Num bosque viviam muitos cabritos contentes e tranquilos, até o dia em que chegou um lobo que comia os cabritos pequeninos. Então eles foram viver muito longe do lugar, num povoado chamado "Redil".
O lobo perguntou muito como se chegava a "Redil", mas ninguém lhe disse, porque sabiam que ele iria comer os cabritinhos. O lobo vestiu uma roupa de pastor para que ninguém lhe reconhecesse. Vestiu calças compridas, blusa e chapéu, e começou a enganar as pessoas.
Primeiro encontrou com um sapo. Perguntou: "O senhor, senhor sapo, poderia me dizer por onde se chega a "Redil"? O sapo respondeu: "Pelo sopé da montanha, meu bom pastor".
Caminhou...caminhou vários dias, até que encontrou um coelho e lhe perguntou por "Redil". O coelho le disse: "Para ir a "Redil" tem que chegar ao rio e atravessar pela ponte, elegante pastor".
"Muito obrigado, senhor Coelho", disse o lobo e continuou caminhando...
Acontece que a ponte estava completamente podre e a ponto de desmoronar e quem quisesse atravessar o rio deveria utilizar-se de uma canoa. Ali colocaram um cartaz que dizia: "Aquele que utilizar esta ponte acabará afogado no rio, pois está quebrada".
Uma cabrita que sabia ler, estava esperando a canoa para ir para "Redil". Nisto chegou o lobo e lhe disse: "Senhora Cabrita, poderia ler este cartaz para mim pois eu não sei ler"?
Naquele momento a cabrita reconheceu ao lobo quando viu as patas e o rabo dele. Então a cabrita deduziu que o lobo queria ir para "Redil" para comer seus filinhos. Para enganá-lo, ela leu o cartaz de outra forma, e lhe disse: "Por esta ponte se chega mais rápidamente à "Redil".
O lobo apressou-se a atravessar a ponte cantando: "Comerei dez Cabritos...Melhor vinte". E...CABRUM!!! a ponte quebrou, o lobo caiu no rio caudaloso e...afogou-se!
A cabrita contou a novidade em "Redil" e todos festejaram com muita alegria.