O pão
Uma certa vez, Joãozinho ouviu seu pai dizer que o pão saía da terra. e que a terra dava aos homens tudo que lhe pedisse. Tudo era uma questão de trabalho e tempo.
Entusiasmado, Joãozinho contou o que ouvira para os coleguinhas, e todos se puseram a cavar a terra no jardim para encontrar pão.
Passado um tempo conseguiram abrir um buraco bastante fundo; mas do buraco não saíam mais que terra e algumas pedras, mas nada de pão. Então os coleguinhas disseram a joãozinho que era um mentiroso.
Joãozinho ficou muito triste e foi contar pra mãe o que aconteceu. Ela, então, pegou a sua mão e o levou aonde estavam seus amiguinhos.
Chegando lá, a mãe de Joãozinho lhes disse: " O pão não sai de um buraco na terra, mas da terra. Na terra semeamos o trigo; depois, o moinho moi o trigo que se transforma em farinha; depois o padeiro põe água na farinha e faz uma massa. Esta massa cortada em pedaços pequenos e a coloca no forno para assar, e depois de um tempinho, sai convertido em Pão".
Agora vocês sabem, -continuou a mãe de Joãozinho dizendo- que para fazer pão precisamos de farinha; para fazer farinha precisamos de trigo, e para que haja trigo precisamos de terra. Sem terra e sem trabalho não é possível fazer pão".