DIÁLOGO ENTRE O SOL E A LUA

O Sol e a Lua sempre se respeitaram. Quando o Sol terminava sua tarefa diária de aquecer a terra a Lua vinha para cumprir sua missão de clarear a noite. E assim vinham fazendo sempre em harmonia. Nos dias de chuva, o Sol aproveitava para dar um pequeno descanso, como também a Lua tinha seus dias em que mudava suas fases e produzia menos brilho. Nessas noites as estrelas apareciam e o céu ficava muito bonito, pois as estrelas tinham um brilho próprio que parecia que o céu estava cheio de lanterninhas brilhantes.

Certo dia o Sol se esquentou muito e começou a reclamar que a Terra não estava colaborando com a Mãe Natureza. Que o calor que ele sempre enviou para a Terra, estava se misturando com gases poluentes e produzindo o efeito estufa. Esclareceu sobre os raios solares que ele sempre produziu, e que era benéfico para as plantas e todos os seres vivos da Terra estava tendo o efeito contrário, isto é, trazendo malefícios mais que benefícios.

A Lua por sua vez, disse para o Sol:

- Comigo está tudo bem, eu ilumino as noites de lua cheia e nas outras, as estrelas me auxiliam e não tenho problemas.

Então o Sol retrucou:

- Amiga e companheira Lua, se o meu trabalho for prejudicado, o seu também será, não se esqueça que quem fornece mais luz e calor sou eu. Se minha luminosidade for prejudicada, a sua também será. Lembre-se que se você perder seu brilho será esquecida, pois os apaixonados e poetas se inspiram na sua beleza para criar seus versos e canções de amor.

A Lua refletiu e ficou triste, pois o mestre Sol tinha razão. Se ela perdesse seu brilho, sua beleza e encanto desapareceriam e seria apenas um planeta sem brilho no universo.

Ficou imaginando o que poderia ser feito e teve a seguinte idéia:

- Vou ficar mais bela e inspirar os poetas para que em seus versos se deixem levar pelo amor. Amor a natureza e respeito a todos os seres vivos que habitam no Planeta Terra. Despertar a consciência das pessoas de que deve preservar esse Planeta e tudo o que nele foi criado, para o bem de toda a humanidade.

-Ensinar às crianças que não devem maltratar os animais. Ter o dever de preservar o meio ambiente, não jogar lixo em qualquer lugar. Não poluir os rios, nem fazer queimadas e devastar a floresta. Proteger as matas ciliares e sua nascente de água, para os rios não secarem, evitando assim a morte dos peixes existentes e que alimentam tantas famílias. As crianças e jovens serão os adultos de amanhã, e devem aprender que esta terra tão bonita, de imensas riquezas e vida abundante foi dádiva de Deus para todos nós.

- As pessoas que devastam o Planeta devem ter a consciência de que estão matando sua própria vida e a de seus descendentes. Infelizmente a ganância e a ignorância, substituem o raciocínio lógico do ser humano.

E a lua concluiu:

- Vou iluminar a mente dos poetas e das pessoas de bem, para que essa mensagem seja divulgada e levada para todo o Planeta.

- Essa é a grande chance de recuperação do Planeta Terra, então, eu Lua, e o Mestre Sol, faremos nossa parte com equilíbrio e harmonia, fazendo com que a natureza volte a ter o ar puro, o clima ameno e a beleza que fez deste Planeta o mais perfeito dentre todos.

There Válio – 10-04-2011