O SÁBIO E A CRIANÇA
 
 
Um sábio morava na montanha.
Vivia sozinho a meditar.
Meditava sobre o poder da natureza, das águas dos rios, do mar!
Um dia, uma linda criança passeando pela floresta, encontra-se com o sábio e em sua inocência infantil, faz-lhe muitas perguntas.
O sábio pacientemente escuta-a e aos poucos ia respondendo as perguntas que ela fazia.
 
_ Senhor Sábio, quem criou o céu?
 
_ Foi DEUS minha filha!
 
_ Senhor sábio, porque os pássaros voam e nós não?
 
_ Por que os pássaros têm asas e nós não temos.
 
_ Senhor sábio, Para onde correm as águas dos rios?
 
_ Para o mar minha criança. Seguem o curso previamente destinado e deságuam no mar. Todos os rios correm para o mar!
 
_Senhor sábio, quem faz o ar que respiramos?
 
_As plantas minha pequena. Enquanto o sol aquece a terra, as plantas retiram do solo a água e os sais minerais do solo que se chama seiva bruta.
Através da clorofila que é a substância verde das plantas, a luz do sol é absorvida pelas folhas que transformam os outros ingredientes em glicose.
Esta é a energia da planta. O que a mantém viva.
Mas, outro papel tão importante da fotossíntese na natureza é a purificação do ar!
Ela retira o gás carbônico liberado pela nossa respiração ou na queima de combustíveis e depois libera o oxigênio para a atmosfera.


 
_Senhor sábio, então pode me explicar uma coisa?
 
_Sim, minha criança!
 
_Uma coisa não consigo entender! Senhor sábio, por que os homens destroem a natureza fazendo queimadas, cortando as árvores, poluindo os rios, matam animais e destroem a natureza?
 
Pela primeira vez o grande Sábio não sabia o que dizer!
 
 
*Moral da estória: O mundo está nas mãos das crianças. Eduquemo-las para que, no futuro, estas perguntas nem precisem ser feitas, pois, serão homens melhores para a natureza do que fomos até então!


ROSA SERENA
Enviado por ROSA SERENA em 16/03/2011
Código do texto: T2852337
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.