BRISA E A PRUDÊNCIA

No Rio Grande do Sul a temperatura beira os trinta e cinco graus quase que diariamente e para amenizar o calor, só mesmo ficando de "molho" na piscina. Brisa passa quase que o tempo todo na água e sem se dar conta de que a mãe tem muito trabalho, convida-a a toda hora para lhe fazer companhia. E a mãe faz! Deixa o trabalho de lado por uns minutinhos e vai lá brincar com ela na água. Brisa mergulha, ensaia umas braçadas que chama de nado surfista, enfim, faz uma festa! Dia destes mergulhou e quando veio à tona disse, toda eufórica: - Mãe! Tu viu que eu já sei mergulhar de olhos abertos? A mãe lhe disse que havia percebido sim, mas indagou-lhe o por quê de mergulhar com os olhos abertos. Ué, disse ela! Assim posso ver aonde estou indo e ainda posso ver os desenhos do fundo da piscina. A mãe ficou a pensar em quantas vezes trilhamos por caminhos desconhecidos de olhos fechados, sem saber ao certo para aonde estamos indo, para aonde nossos sonhos

nos levam e Brisa, numa brincaderia inocente, mostrara a importância de manter os olhos abertos quando mergulhasse, pois se assim o fizesse, sentiria segurança e alegria para observar os desenhos da piscina.

Não raro, as crianças nos ensinam muitas coisas, todos os dias. Há que se ter mesmo, os sonhos cintilando junto às estrelas e os pés, bem juntos do chão.

Helena da Rosa

04.02.2011