O coelho Jeca
Na margem da montanha vivia um coelho chamado Jeca, que gostava muito de comer cenouras bem douradinhas que só existem naquela região.Jeca estava com muita fome e subiu a montanha atrás da belas e suculentas cenouras sem saber dos perigos que o aguardavam. Ao chegar ele encontrou o lobo Fedoraldo que estava com muita fome. Jeca ingenuamente perguntou ao lobo onde poderia encontrar as cenouras mais saborosas e lobo apontou para uma caverna adiante. Jeca agradeceu e logo estava entrando na caverna. E logo que Jeca estava no interior da caverna o lobo correu em sua direção. Jeca então percebeu que na caverna não existiam cenouras e que estava em uma armadilha. O lobo saltou sobre Jeca que conseguiu sair da caverna e correu desesperadamente pelo matagal. Era uma perseguição implacável do lobo ao pobre coelho. Então ao chegar na beira de um precipício Jeca parou mas o lobo não conseguiu e caiu. O lobo Federaldo caiu sobre um galho pontiagudo de uma árvore seca que lhe perfurou a barriga. O lobo ainda teve forças para olhar para o alto e viu Jeca que estava sorrindo na beira do precipício. O lobo fechou os olhos e morreu. Jeca voltou para casa satisfeito pois havia encontrado e comido muitas cenouras.