O Grande Cogumelo

Em um extenso bosque no centro-sul da Floresta Africana, existia um lindo cogumelo, que ultrapassa as árvores. De cores alegres e de uma irradiação sem igual, causava inveja à essas companheiras, que não se conformavam em dividir a altura do bosque com aquele ser que aos poucos se transformava no centro das atenções...

Um certo dia, às árvores resolveram conspirar contra o Cogumelo, para que o mesmo deixasse aquele lugar. Começaram interrogando os macacos, que por sua vez, concordaram que ele saísse dali, pois o mesmo não possuia galhos, e isso atrapalhava os seus trajetos...Depois questionaram aos morcegos, e estes, também às apoiaram, alegando que precisavam somente delas, para que entre as folhas, pudessem se esconder da luz do sol; Pediram também a opinião das formigas, que disseram não ter nenhum interesse em construir colônias náquele tronco liso e úmido, e que preferiam que o espaço fosse desocupado...Resolveram por fim, consultar a sábia Coruja, que rapidamente formaliza seu discurso:

- Minhas queridas irmãs, sois a grande parte colonizadora deste imenso bosque, tendes o domínio das largas extensões, meu dever é questioná-las em que na realidade implicam as cores e o tamanho do nosso amigo solitário? Saibam que a Beleza não se mede nem pela sua extensão e nem pelo seu domínio, mas sim, pela simplicidade na qual se revela, e pela razão ao qual a mesma objetiva. Se reivindicam a Beleza, sejais como ele, que nada diz, nada pede e nada reclama, simplesmente cumpre o seu papel, diante da tarefa que lhe foi confiada. Entendam que todas vocês são belas e graciosas, mas que este Cogumelo, que aqui nascera, é a Luz que todas vocês precisam para que compreendam a essência da Divina Beleza...

E ainda vos digo,

Sem galhos para os Macacos, ele lhes oferece sombra e descanso...

Sem folhas para os Morcegos, ele lhes protege da chuva e alimenta-os...

Sem troncos apropriados para as formigas, mesmo assim, ele lhes oferece o terreno propício para multiplicarem-se...