O Fantasma e o Valentão
Havia na cidade um garoto que tinha fama de valentão. Ele era mais alto que os outros estudantes da escola e dizia não ter medo de nada.
Para provar a sua valentia, ele estava sempre se metendo em confusão. Desafiava até os professores e muitas vezes seus pais eram chamados na escola por causa das brigas que ele provocava.
Infelizmente, o valentão não se emendava. E o pior, era que tinha o aval do próprio pai que, ao invés de refrear sua agressividade, a estimulava com palavras de incentivo quando ele batia em alguém ou de censuras quando ele chegava em casa machucado. Ele já estava avisado: se chegasse em casa ferido por causa das brigas, apanharia de novo.
Certa vez, no entanto, o valentão foi desafiado a passar a noite numa casa mal assombrada. Mentiu aos pais que iria ficar na casa do primo e, de lá, fugiram os dois até a casa mal assombrada.
Á porta do casarão abandonado, os dois meninos pararam e, sem que eles a tocassem, a porta se abriu com um rangido. Nesse momento, o primo disparou a correr. O valentão, porém, decidiu avançar e adentrou o casarão de peito estufado.
Quando já estava lá dentro, a porta se fechou bruscamente e ele não conseguiu mais abri-la. Foi então que o valentão começou a ter medo como nunca antes em toda a sua vida.
O que aconteceu lá dentro do casarão, ninguém nunca ficou sabendo, mas no dia seguinte, o valentão havia se modificado. Estava bem mais tranquilo, gentil e educado. Nunca mais quis saber de confusão.
A verdade, eu vou revelar a vocês: o responsável por aquela transformação foi o tio do garoto, que percebeu os planos dos meninos e chegou primeiro ao casarão. Naquela noite ele se fez passar por um fantasma e pregou no valentão um grande susto.
Depois revelou a ele a verdade, os dois conversaram até quase o amanhecer e, finalmente, o garoto entendeu que ser valente era muito mais do que se meter em confusão.
Apesar das mudanças em suas atitudes, o garoto nunca deixou de ser valente, apenas aprendeu que haveria ao longo de sua vida, muitas ocasiões para demonstrar a sua valentia, usando-a para o bem e, principalmente, de forma prudente.
Kelly Vyanna.