A Pequena Gaivota

Uma pequena gaivota cortava os céus, cheia de contentamento, quando percorria às largas extensões dos oceanos, e deslumbrava às belas paisagens esculpidas nas florestas...

Um belo dia, em um de seus passeios, ela encontra uma velha águia que a observa de um galho de uma Oliveira. Ao perceber aquela ave ali parada apenas a lhe observar, a pequena gaivota resolve se aproximar.

- Bom dia Srª Águia! O que fazes aqui parada, enquanto tu mesmo poderias estar planando por essas extensas maravilhas?

A velha Águia sorri para a pequena gaivota, e responde:

- Apenas observo.

Sem compreender sua resposta, a infante gaivota, indaga:

- Observas o que? Poderias me dizer? Se tudo que existe na imensidão, não podes daqui alcançar, pendurada neste galho.

E mais uma vez a velha Águia sorri, agora dizendo:

- Querida irmã, o infinito habita dentro de nós...Tu és jovem e cheia de vida, imaginas que em teus vôos audaciosos tudo podes conhecer, mas tu se enganas...

Podes percorrer milhas, mas se não tiveres a percepção do que as mesmas te representam, trilharás sempre por caminhos desconhecidos, e jamais compreenderás o sentido da beleza que te convida...

Por outro lado, se constantemente se recolhes em um galho para observar, refletirás sobre tudo aquilo que estás a contemplar, e claramente, seu pensamento mais veloz se tornará, e até mesmo a força de suas asas, ele superará....

O Vôo é necessário, eu sei, mas importante se faz, que antes saibamos lhe dar uma razão para se encontrar...