Educando o Saci

O Saci, um dos ricos personagens do folclore brasileiro, cansado de viver na floresta, resolveu vir para a cidade grande e entrar para uma escola.

Depois de matriculado, o menino traquina, precisou entender que as escolas têm regras e que devem ser seguidas.

A primeira importante regra Sr. Saci, escola não é lugar para cachimbos! Aliás está na hora de você aprender que o fumo faz mal a saúde.

O primeiro dia, foi só festa! Adorou os amigos novos e foi muito bem recebido na classe. Todos se encantaram por seu jeito moleque e por suas histórias de aventuras contadas.

Não demorou muito para as crianças ficarem sabendo que uma de suas molecagens era amarrar alguns animais como bois e cavalos.

As crinas dos cavalos eram amarradas sem dó e nem piedade.

Nossa! Amiguinho Saci, não podemos maltratar os animais por aqui, nem pensar! Os animais precisam ser bem cuidados. Inclusive há leis que protegem os animais.

O Saci, apesar de muito bem acolhido no ambiente escolar, foi ficando murchinho, murchinho... Sentou-se em um canto e não quis mais brincar.

A sábia professora conversou com os amigos que, como todas as pessoas, o Saci tinha defeitos e qualidades. As suas traquinagens nem sempre eram engraçadas; deixavam de ser quando ele causava algum mal para os homens ou animais. Porém o nosso mais novo amigo, tem uma qualidade e tanto!

- Fala logo professora! Que qualidade é essa? (Perguntou o curioso Pedrinho)

Esse traquino menino é um grande protetor das florestas. Ele assusta os caçadores e não deixa ninguém causar danos às nossas matas.

Pedrinho convidou o Saci para lanchar no pátio. De repente uma enorme ventania, um rodamoinho... Ih, para onde foi o Saci?!

Adriana Gamelas
Enviado por Adriana Gamelas em 13/08/2010
Código do texto: T2436699