A ORQUESTRA EM FORMAÇÃO
- Vamos brincar de banda? – Perguntou o menino pintado.
- Vamos! – Foi a resposta dos demais, que animados, já pinoteavam feito cabritos.
- Vou pegar a tampa da caçarola! Será que a vovó vai se importar? Vou entrar de mansinho e pegar aquela tampa do tacho.
- E eu vou pegar a colher de pau! – gritou o menino de cabelo arrepiado.
- Falem baixo, se não vovó acorda e a gente não vai poder mais brincar de banda!- Aconselhou o menino que escolheu a tampa do tacho. Parecia o mais ajuizado. Talvez fossem os óculos que tomavam todo seu rosto franzino. Tava na cara que não gostava de comida saudável.
- E eu? Eu vou pegá o matelo!
-Martelo, seu bobo! - Corrigiu o mais velho do grupo- Você disse martelo? Se você usar o maaaaaaartelo, vai amassar tudo e vovó vai virar uma fera. Pra quê você quer um maaaaaaaaaaaaaaaartelo?
- Eu quelo um matelo poque sou o maesto da oqueta.
Franzino a testa, o menino de óculos parece realmente preocupado: - Dapíula!!!
O da colher de pau caiu de gozação: - Maestro Tampinha é o que vamos ter! É isso que dá aceitar pirralho no grupo! Cai fora e vá enxugar gelo.
- Não sou Tampinha! –revidou o pequenininho. E sou maesto e ponto! Se não, eu conto tudo pa vovó! – Fazendo bico, fez que ia entrar pra acordar a avó... E os grandões caíram de primeira. Fazendo um círculo, e excluindo o delator, chegaram à conclusão de que teriam que aceitar a idéia do pequeno, mas por precaução, deram-lhe um pedaço do cabo da vassoura da vovó.
Observação: Dapíula é uma gíria cujo significado varia muito. Pode significar: bronca, problema, coisa séria que surge de forma inesperada.