O COLECIONADOR DE LETRAS

No Reino encantado, as pessoas gostavam de colecionar coisas das mais estranhas que poderia haver. Algumas pessoas colecionavam sementes, tampinhas, flores, e outras pessoas colecionavam pedrinhas, borboletas e muitas outras coisas. Nesse lugar havia um velho muito genial que gostava de colecionar as letras do alfabeto.

Ele juntou todas as letras e guardou em uma caixa com maior cuidado. Todas as tarde ele gostava de brincar com as letras. Mas isso era tão insignificante que já estava meio enjoado dessa brincadeira. Depois de muito pensar teve a brilhante idéia de juntar uma consoante e uma vogal, percebeu que tinha conseguido formar uma silaba .

Por muito tempo ele foi o maior colecionador de silabas.

Mas ainda não estava contente com essa nova brincadeira e resolveu juntar a sílabas, ficou surpreso, pois acabara de descobrir a palavra. Então... Passou a colecionar palavras, juntou uma infinidade de palavras e passou a brincar com mais vontade. Assim, ele descobriu uma maneira de organizá-la em uma linha. Ficou surpreso com o que acabara de fazer. Uma brincadeira muito interessante e foi ai que surgiu a frase.

O velho passou a organizar analisar e construía frases de todos os tipos. Juntou um monte de frases que deu origem a um texto. Este que poderia ser uma história, uma fábula e se tivesse rimas poderia ser uma poesia. E gostou muito dessa idéia.

E por muito e muito tempo ele colecionou um montão de textos que já não tinha mais caixas para guardá-la. Ele pensou... Pensou... E chegou a conclusão de colocar uma em cima da outra e costurar o lado esquerdo das folhas que estavam os textos. Foi ai que surgiu o primeiro livro.

E o velho do Reino encantado foi o maior sábio que existiu.

Texto elaborado pelas crianças do projeto

“LENDO COM A ESTIVA NA MOENDA DAS LETRAS”

01/07/2010 – ENCONTRO – No. 156