Um pouco de história - Confederação dos Tamoio, Paz de Iperoig??
Há muito tempo... Um tempão!!! Aqui mesmo nas terras de Iperoig (baia de tubarões) hoje chamada Ubatuba, litoral norte paulista aconteceu o primeiro Tratado da Paz da América Latina. Em todos os livros de história, desses que estudamos na escola está registrado pelos brancos como ‘A Paz de Iperoig’.
_Paz???. Só se você estiver falando da paz que reinava na terra quando os índios eram donos dela. Isso mesmo, os índios foram os ‘primeiros moradores’ daqui, por isso todos os chamavam de tamoio.
É verdade! Naquela época tudo eram cantos e encantos...!!! Reinava por estas bandas harmonia e felicidade! Toda a natureza era rica em mata, fauna e flora, nem se ouvia falar da palavra extinção, doença então??!! Menos ainda, estas coisas é coisa dos pele vestida... Uma gente que chegou aqui pelos mares em grandes naus, gente com uma pele branquinha igual às areias das praias. Eles chegaram aqui sem pedir licença, sem nada, só traziam enormes baús com presentes: espelhos, pentes, facas, roupas... E outras curiosidades e davam aos índios que aqui moravam, os tupinambás. Faziam isso em troca da preciosa e cara madeira chamada de pau-brasil! Os índios não sabiam o que era dinheiro e tinham tantas madeiras que não se importavam em trocar. Só que esta gente que vinha do país de Portugal, era uma gente muito, muito gananciosa! E não se contentaram só com as madeiras. Queriam também nossos animais e o ouro que levavam daqui pra fazer riqueza, quiseram também a terra, quiseram também a gente que aqui moravam! E ai invadiu a terra como se eles fossem donos dela e foi assim que registram nos livros, como se eles tivessem descoberto em 1.500. Aqui colonizaram por todo o litoral brasileiro! E pior começaram a plantar a cana e a construir engenhos de açúcar, e sabem que eles colocaram pra trabalhar e fazer sua riqueza, de graça?!! Os índios, isso mesmo os índios! Eles escravizaram os índios com seus filhos e mulheres, os gente pele vestida falavam para todo o país de Portugal que os índios eram selvagens, que eram maus, e todos os portugueses até o rei e a rainha acreditaram nisso!!...
Pior, um português chamado João Ramalho casou com a filha de Tibiriçá, chefe dos índios guaianá e então os guaianá estavam do lado do homem de pele vestida e ajudaram a capturar seus irmãos donos da terra.
E ai... Toda a nação tupinambá foi ficando revoltada com os portugueses, cada aldeia tinha um cacique e foi então que eles resolveram se unir, para fazer ‘uma confederação’, pois eles já não agüentavam mais aqueles maus tratos com sua gente!!
Aimberê era o mais triste de todos com os portugueses, pois esta gente de pele branca e vestida além de escravizá-lo no engenho de açúcar matou toda a sua família, além de fazer seu pai bem velhinho trabalhar até morrer, o respeitado cacique Cairuçu. Foi então que Aimberê chamou todos os outros caciques e tramou a ‘Confederação dos Tamoio’. A guerra estava declarada!
E prontamente Cunhambebe cacique da aldeia de Ubatuba, hoje Angra dos Reis; guerreiro forte e bravo liderou a guerra junto com os outros caciques tupinambá, Caakira da aldeia de Iperoig, hoje Ubatuba; Pindobuçu da aldeia, hoje Rio de Janeiro, Aimberê da aldeia Uruçumirim, hoje baia de Guanabara-RJ e o cacique da aldeia tupinikim: Araraí da aldeia guaianá, hoje São Paulo.
O pajé é o mais velho e respeitado da aldeia, ele é o sábio dos sábios, nenhuma decisão importante é tomada sem o seu consentimento. E tão logo ele cantou seu maracá, e falou com os espíritos! E os índios reunidos atacaram os portugueses.
Os portugueses para acalmar os índios trouxeram para cá os jesuítas José de Anchieta e Nóbrega, eles acreditavam que catequizando os índios tudo ficaria bem. Colocando roupas nos índios as coisas se acalmariam... Mas cada vez que os índios faziam que os padres ensinassem mais os portugueses os escravizavam.
E no meio desta guerra índios de um lado e portugueses do outro, apareceram outros navios, eram os franceses, eles também queriam o Brasil pra eles, eles também queriam a riqueza pra eles, eles também trouxeram para os índios presentes em seus enormes baús. Mas a guerra já tinha começado, e os portugueses ficaram com medo dos índios fazerem amizade com os franceses. Os índios também tinham medo que os franceses fizessem amizade com os portugueses. Então os portugueses conversaram com os índios temiminó e enganaram os temininó, e eles ajudaram os portugueses a lutar contra índios e franceses. Ai, os franceses falaram com Cunhambebe e fizeram um trato, eles traziam para os índios armas de branco, armas de fogo para lutarem de igual com portugueses em troca de pau-brasil, e assim foi selado o acordo. Mas com estes novos peles branca chegaram as doenças e foi então que Cunhambebe morreu, é morreu com doença de branco, a varíola, e muitos outros índios morreram também... O corpo dos índios eram fortes, mas não estavam acostumados com doenças e também não existiam nem vacinas nem remédios pra estas pragas.
Ai a Confederação teve que eleger outro líder, e assim decidiu que Aimberê era quem iria comandar a guerra, o filho de Cunhambebe, que tinha o mesmo nome do pai agora era cacique também e participava deste triste rio de sangue. E assim a guerra foi durando anos e anos.... Durou tanto que o governo dos portugueses que antes era Tomé de Souza, agora já era Mem de Sá.
Vinham navios e navios de Portugal atacar os índios aqui, até queimaram a aldeia de Aimberê, mas ele não desistiu, ele era um grande guerreiro! Pois se eles desistissem o seu povo voltava a ser escravo da gente de pele branca e vestida. E foi assim que eles conseguiram atacando fazendas e engenhos afugentar os portugueses, que fugiram e deixaram os guainá e os carijó lá morrendo por eles, acreditam?
A confederação foi ficando forte, forte, e outras nações indígenas foram se unindo cada vez mais, tinham até índios Goitacá e Aimoré.
Um dia Tibiriçá da aldeia guaianá, falou para os índios que agora estavam do lado deles e que iam ajudar seus amigos. E mandou um recado para a confederação, falou assim: _Quando passarem três luas, os Tamoio podem chegar a São Vicente, e fica combinado, os Tamoio ataca os portugueses pela frente e os guaianá atacam por trás. Só que ele ainda não estava decido se ia fazer isso mesmo, e foi pedir conselho ao padre José de Anchieta. E Anchieta achou por bem avisar ao rei de Portugal.
A sorte foi que um índio carijó, que tinha sido machucado pelos portugueses conseguiu fugir, e contou que enquanto apanhava dos portugueses escutou que eles já estavam sabendo da estratégia, e foi assim que os tamoio mudaram todo o plano de ataque conseguindo deixar os portugueses com bastante medo! Tanto medo que foram pedir para o padre Nóbrega e Anchieta ajudar pediu para que eles conseguissem um tratado de paz com os índios. Então os padres vieram para a aldeia de Iperoig, pois o cacique Caaokira era amigo de Anchieta, uma vez quando ele ficou doente foi Anchieta que o curou. Caaokira reuniu todos os lideres da Confederação do Tamoio em sua aldeia: Cunhambebe, Parabuçu, Aimberê e Araraí. Aimberê e Ararai não acreditaram muito na palavra dos portugueses, mas era uma confederação e os outros aceitaram, até os franceses não estavam acreditando nesta proposta. Então Aimberê fez uma exigência, só fariam o tratado se eles soltassem todos os índios que estavam escravos nas fazendas e engenhos e também tinham que entregar todos os índios traidores: Tibiriçá e Caiuby, mas eles já estavam mortos enquanto guerreavam. Os português aceitaram. E foi assim que no dia 14 de setembro aqui em Ubatuba em 1563 aconteceu “A Paz de Iperoig”, que é simbolizado com um cruzeiro ali na praia do centro da cidade.
Foi um dia muito feliz, Aimberê encontrou sua mulher q estava escrava, todos festejaram sua liberdade, depois de tantos anos de guerra.
Os índios agora podiam plantar e festejar em suas aldeias como antes, todos estavam livres!!! Até os franceses estavam contentes junto com os índios!
Mas... Os portugueses estavam acostumados a ter os índios escravos trabalhando pra eles e já não sabiam mais viver sem esta mordomia. Então um dia Aimberê recebeu a notícia que sua aldeia foi queimada e que os portugueses mataram muitos índios e que tinham levado mais de 100 índios para trabalharem, todos escravizados, tudo tinha começado de novo!!! Aimberê tinha muita tristeza em seu coração e decidiu lutar novamente. E falou para sua nação que quem não quisesse ir não tinha problema, pois ele sabia que muitos tinham que olhar por suas mulheres e filhos. Mas todos resolveram lutar até o fim junto com Aimberê, só que desta vez eles fizeram diferente foram atacando um engenho por vez, uma fazenda por vez. Mas o governo português mentiu para o rei de Portugal que era os índios que tinham atacado primeiro e ai o rei mandou toda a tropa de novo para lutarem contra os índios, e assim foi esta guerra sem fim até acabem com todos os tupinambá, índios guerreiros que lutaram de cabeça erguida com amor a sua terra até o fim.
Mas a nação indígena não acabou elas estão vivas, resistindo à gente de pele branca e vestida que até os dias de hoje insistem em massacrar sua cultura e sua sabedoria, o povo indígena não entrega sua terra, eles lutam com toda sua força! Salve o povo o Guarani, Xingu, Kayabi, Txukarramãe e tantos outros, e todos nós brasileiros que carregamos nas veias um pouco de cada um, e que podemos juntos fazer uma história melhor!!!