Brincando nas Terras de Yperoig

Nas Terras de Yperoig tinha um menino chamado João, mas não era aquele do pé de feijão não. Era um menino que todos chamavam de Caiçarinha, só porque nasceu cercado pelo mar.

Ah! Como ele gostava de brincar, fosse terra ou fosse mar, aqui e acolá. Andava por tudo quanto é lugar.

Nadava com as tartarugas, dançava ao som dos passarinhos, no ritmo do tangará. Conhecia tudo que era estória do lugar, eram tantas que nem da pra contar, se numerar na mão dedos hão de faltar! Uma até era de arrepiar como o da Gruta que Chora, que o dragão fugiu mar adentro deixando Iracema lá,a chorar.

Mas um dia depois de tanto perambular, tomou banho de cachoeira, andou de cavalo, brincou com as borboletas e foi à praia tomar banho de mar. Lá pegou uma canoa e foi brincar de remador, igual os antigos índios tupinambás.

Estava na praia e por um rio foi entrando, remando, remando. E sua surpresa foi geral, tristeza assim nunca tinha visto igual. A poluição era tanta que quando mergulhou, ao levantar sua cabeça estava igual fantasia de carnaval. A decepção nesta aventura foi geral.

Mas ele não sabia o que fazer, e nem conseguia entender. De onde viria todo aquele lixo? Quem poderia com a mãe natureza isso fazer? Como poderiam todos assim viver? Tinha que descobrir este mistério. E para isso foi perguntar a alguém mais velho.

E foi só então que descobriu. Que o bicho gente fala que é inteligente, mas faz coisas desastrosas! Machucam a mãe natureza sem dó nenhuma, e assim foi destruindo uma coisa de cada vez, uma a uma. Desmataram a mata, e tiraram o granito verde Ubatuba, exploraram o lugar, tudo isso só pra fazer fortuna.

Depois começaram com a poluição, jogando tudo que é lixo no mar, no rio e até no chão. Mas a natureza sentiu rejeição... E agora sofre com suas águas todas sujas, tem lugares que os bichos já não tomam água, e nem gente pode também. E o sofrimento esta geral, sofre o bicho, sofre gente, e o planeta então? Este sofre sem igual.

João então tomou uma decisão. Tinha que fazer alguma ação! E começou por ele mesmo, pensou só assim tem jeito! Convidou alguns amigos pra passeata, fazendo campanha a favor de tudo ficar limpinho e também conservar a mata. As pessoas participavam, mas não entendiam, pois mesmo com as bandeiras na mão a Terra de Yperoig agrediam.

Jogavam papel de bala no chão, tomavam banhos demorados, prendiam passarinhos em gaiolas. Faziam isso com a maior naturalidade e isso mesmo que é atrocidade, mas não faziam por mal. Faziam por que ninguém tinha ensinado e João então ficou com este legado.

E foi ensinando o que os antigos tinha lhe ensinado. Nunca jogar lixo no chão e muito menos papel de bala, este é pequeno e ninguém nota, mas quando vem à chuva, corre pro bueiro e junto com tantos outros papeis causam a confusão, todos juntos viram um bolão! Entopem os bueiros e acontecem as enchentes, tudo isso por cada ação do bicho gente.

Quase todas as nossas águas já estão doentes, por conta de tanta poluição. Se tomarmos banhos demorados e abusarmos da água, ela um dia se acaba. E ai como ficaremos então? Por isso prestem a atenção! Tudo tem que ser divertido, mas também controlado. Cada um faz do seu jeito, escutando pai e mãe, mas todos ajudando caminharemos para salvação de nosso planeta, lado a lado.

Preservar é o grande lance, então nada de estilingue na mão. Agora a moda é binóculo, até mesmo os feitos de papel ou papelão, e todos juntos vamos agora praticar observação. Se quiser ter passarinho em casa é só fazer um comedouro. Nas terras de Yperoig todos observam pássaros, é muito divertido contar suas espécies, aprender seus cantos e desenhá-los depois. Podemos fazer isso com plantas e outros bichos também. O importante é brincar e praticar o bem.

E assim o Caiçarinha foi aprendendo e ensinando. Mas o trabalho é árduo e difícil, por isso conta com todos seus amiguinhos e com este pequeno leitor, que pode virar até um dia um autor. Escrevendo um livro de suas aventuras, com desenhos e gravuras, contando como ajudou a preservar as Terras de Yperoig, sua terra, mata e mar e assim ensinando o os outros amiguinhos de outro lugar. Assim junto com o Caiçarina todos vamos preservar.

Claudia Oliveira
Enviado por Claudia Oliveira em 24/06/2010
Código do texto: T2339177