A MENINA ESTRELA NO PLANETA AZUL

Brilhantina era uma estrelinha de três pontas, ainda bem menina , que morava numa distante galáxia de milhões de anos- luzes, e que muito gostava de passear pela imensidão.

Não conhecia a luz do dia, e vez ou outra, despencava lá de cima, só para ver se via a tão famosa claridade do famoso planeta Terra, que diziam ser da cor do céu.

Sonhava conhecer o ASTRO-REI, uma estrela bem grandona, de muitas pernas, e que cheia de luz brilhava alto sobre o bem redondo planeta do sistema solar...dando-lhe luz e vida.

Ouvira dizer que o tal rei iluminava as belas manhãs do planeta , e bem a noitinha ia roncar bem alto, lá detrás do horizonte vermelho das tardes.

Brilhantina nem imaginava o que era luz.

Certo dia, voando pela imensidão da galáxia, trepidou no ronco do sol, tropeçou numa das suas pequeninas pernas, e caiu no chão da Terra.

Levou um susto, pois não conseguia abrir seus pequeninos olhos naquela ofuscante claridade.

-Olá, menina estrela, seja bem vinda ao planeta Azul.

-Quem é você, que brilha tanto, senhor?

-Sou o Sol, Brilhantina, o seu astro rei!

-Então, é este o planeta azul que o senhor ilumina?

-Sim Brilhantina, agora, aqui será sua nova casa.

-Mas eu não consigo enxergar nada, senhor Sol, me parece tudo escuro, apesar da sua forte claridade...

Então, Brilhantina foi ao "shopping-center" e comprou para si óculos de sol com lentes de aumento.

-Coff, coff- tossiu Brilhantina ao voltar da loja- mas aqui tem muita fumaça, senhor astro rei! Cadê o azul do planeta? Não enxergo nadinha!

-Coloque seus óculos Brilhantina, ordenou-lhe o sol.

-Agora consigo só lhe enxergar, senhor Sol! Como consegue respirar aqui?

-É que só fico aqui em cima Brilhantina, não desço até aí, senão eu me apagaria para sempre no meio de tanta fumaça preta.

-Então, o planeta não é mais azul, senhor astro-rei?

-Não Brilhantina, depois que destruíram o verde das matas, o Planeta Azul desbotou, a natureza ficou cinza e nunca mais foi a mesma.Veja Brilhantina , aqui de longe, eu ate tento iluminar, mando meus raios de luzes, mas aí na Terra, já perdi meu brilho da manhã, e tusso a noite toda depois que me ponho detrás do horizonte escuro.

-MAs...donde vem tanta fumaça, senhor Sol?

-Da poluição dos Homens, Brilhantina.O ser humano poluiu o meio e a vida!

-Senhor sol, quero voltar para a minha galáxia, já! Aqui é muito mais escuro, e lá ninguém tosse! Coff, coff, mas eu só tenho três pernas e não consigo sair daqui, coff, coff.

-Prenda seus óculos Brilhantina, segure bem firme, e eu te devolverei ao seu universo na velocidade dos meus raios de luz!

E foi assim que Brilhantina voltou para casa, tossindo, vinda da sua jornada pelo Planeta Azul, inconformada como que viu por ali.

Vez ou outra, passeando pela galáxia, ainda trepida pelas noites, através do rouco ronco do sol...

"Ele ainda está sufocado", conclue Brilhantina, preocupada com a saúde do seu amigo, o Astro-Rei.