BRISA E A CONSCIÊNCIA NO TRÃNSITO
No dia de natal, Brisa presenciou um acidente de trânsito, onde houve uma vítima. Dirigia-me ao centro de Canoas e parei na esquina da rua, aguardando o acesso. Brisa estava o banco traseiro, como sempre, quando percebi que um carro capotou e veio de encontro à uma viatura policial, que está sempre estacionada em frente à uma lotérica. O policial que estava sentado no banco do motorista, feriu-se
gravemente e Brisa percebendo a gravidade da situação e sabendo que o policial era nosso conhecido,ficou muito apreensiva. Brisa, em tom pesaroso, lamentou o fato e quis saber o por quê do acidente. Neste caso, expliquei-lhe, houve falha do motorista, mas muitos acidentes acontecem por que as pessoas bebem. Ah. entendi! - disse-me ela! Estes não viram a propaganda na televisão, "se beber não dirija"? Provávelmente,respondi-lhe.
Segui viagem pensando como um criança de cinco anos tem ciência dos fatos, enquanto que adultos os ignoram completamente.
Dias depois soube que o policial ferido já estava trabalhando, em perfeito estado de saúde. Brisa ficou muito feliz com a notícia e pediu-me que a levasse até o policial para que ela dissesse-lhe umas palavras. Indagada sobre o conteúdo de sua conversa com o policial, disse-me: -Vou dizer pra ele que fiquei muito triste quando vi ele com um "machucado" na cabeça, mas muito feliz porque o Papai do Céu "deixou" ele sobreviver.
Espero que os acidentes neste feriadão de carnaval não aumentem e que nos possíveis acidentes, as vítimas tenham a mesma sorte que o nosso amigo policial.
Helena Grecco
13.02.2010