A Galinha Surungá
A Galinha Surungá
Há muito, muito tempo… sim, esta história também começa assim.
Portanto, há muito, muito tempo… Ainda se compreendia a língua das galinhas, Beatrice, uma menina ruiva, com muitas sardas, ela dizia ter 6 anos, mas não acredito, talvez fosse só até 6 que ela soubesse contar, sabia sempre o que fazer mal acordava, ela não trocava o seu passeio pelo campo por nada. Durante esse passeio colhia sempre um ramo de flores silvestres para a sua mãe que era mesmo uma mãe galinha, não a da história. Colhia flores roxas, vermelhas, azuis e amarelas, por vezes também havia algumas cor-de-rosa, mas ela sabia que só existiam durante um pequeno período de tempo, portanto ela já nem as colhia para poupá-las e para as pessoas as poderem adorar.
Beatrice era uma menina adorada por todos… naquela aldeia, todos a mimavam, ofereciam-lhe presentes e contavam-lhe as mais belas histórias e lendas antigas.
Certo dia, chegaram de longe, um casal muito simpático, tinham ouvido falar de Beatrice, e por isso tinham-lhe trazido um presente.
Imaginam qual era o presente?
Era uma galinha…
O casal disse:
- É para ti, Beatrice, esta linda galinha que trazemos do Japão. Lá, os japoneses chamavam-lhe Surungá… diziam que esta galinha faz com que tudo seja mais belo. Com ela, o Sol brilha intenso, o Vento transforma-se numa leve brisa, quem estiver de humor em baixo, passa a tê-lo bem em cima, e todas as palavras ditas, sairão em rima.
Beatrice estava encantada, levou a galinha para o campo e ficou a observá-la, linda e dourada.
Às pessoas que por ali passavam, despertava atenção, “Mas que bela Galinha, dizem que veio do Japão!”
A galinha Surungá tinha uma certa magia, voava bem alto e sorrir também sabia.
O que ninguém esperava, era que ela fosse falar, mas é verdade, aquela galinha era mesmo de encantar.
Beatrice queria proteger a sua galinha amiga, mas ninguém lhe dava paz, só queriam intriga.
Visitavam a galinha noite e dia, e esta estava fraca, até já nem comia.
- Deixem-na em paz, suas pessoas más, vão trabalhar, peguem nas vossas pás… e toca a andar!
Naquele instante, Beatrice, a adorada, passou a ser uma menina triste e desprezada.
A galinha melhorou e num tom calmo exclamou:
- Beatrice, minha amiguinha, como foste capaz, de passar a ser mal vista, por causa de uma galinha?
- Gosto muito de ti, e não podia ver-te doente, queria que ficasses boa, sem o barulho dessa gente.
Surungá ficou tão feliz que decidiu fazer magia, fez esquecer as pessoas do que acontecera nesse dia.
Assim, Beatrice e a sua galinha japonesa, continuaram felizes e deram a certeza, que ninguém saberia que a galinha ali estava, seria um segredo que Beatrice guardava.
Só que nem tudo poderia correr bem, e a Beatrice contou à sua mãe.
Mas o que é que ela foi dizer?
O que iria a mãe da menina fazer?
Fim da 1ªParte
Hummmm...
O que irá acontecer agora?
Não percam a 2ª Parte desta bela história...
Lacrima D'Oro