COLECIONADORES

Vô, olha o Dunga!

O garoto levou a revista até o colo do avô e emendou uma pergunta:

O que está escrito?

O avô, distraída e calmamente, leu: “Rumo ao tetra!” e continuou a folhear outra revista...

O menino ficou admirando as fotos e fez outra indagação:

“Vô! O senhor leu certo?”

Claro!

Não é rumo ao hexa? O homem disse na TV que era hexa... O que é hexa?

O avô prestou mais atenção na revista e viu a data: Maio de 1994...

Meu querido, essa revista é muito velha... Deixe-me ver...

O que é hexa? Insistiu o garoto...

Hexa é seis...

E esse “tréta” que o senhor disse é o que?

Não é ‘tréta”... .É tetra e significa quatro...

Então penta é cinco? Conclui o garoto, abrindo a mão inteira...

Certo, meu geniozinho grego...

Vô... Quem são esses jogadores?

Esse é o Dunga, esse é o Jorginho,...

Vô, esse não parece o Ronaldinho do Corinthians?

È o Ronaldinho...

Magrinho desse jeito, vô? Esse é o Kaká?

Não, esse é o Raí...

Olha o Romário, vô...

O avô tomou a revista do garoto e começou a se deliciar ao encontrar, entre as revistas velhas do consultório dentário, o exemplar seguinte ao jogo final da Copa de 1994... Difícil foi explicar ao garoto como se ganha uma copa do Mundo sem marcar o bendito detalhe do gol... (1)

Vô! Que time é melhor?

O avô ficou pensativo e não quis se estender em explicações que nem sempre o melhor é o campeão em Copas do Mundo, como ocorreu, por exemplo, em 1954, 1966, 1974, 1978 e 1982... Fica para a história o vencedor, disse ao neto...

O interesse do avô voltou-se para as revistas velhas e rasgadas que compunham o acervo da sala de espera...

A mais recente era anterior ao nascimento de seu neto, que nascera já no século XXI...

Nem entrou para a consulta dos dentinhos de leite do menino.

Quando este saiu, o avô perguntou ao também vetusto dentista, se ele se incomodava se levasse algumas revistas para ler em casa...

O dentista autorizou...

No caminho de volta, o garoto, curioso, perguntou:

Vô! Para que o senhor quer essas revistas velhas?

O avô suspirou feliz: “Sua avó jogou fora parte de minha coleção de revistas esportivas e hoje recuperei essas”

Para que a gente coleciona coisas, cutucou o menino?...

Não sei! Talvez para não envelhecermos, para termos recordações... Só sei que é muito gostoso...

O garoto, sorrindo, perguntou:

Vô, quando a mãe quiser jogar fora minhas revistas posso falar isso para ela e chamar o senhor para me defender?

E desataram a rir...

-------------------------------------------------------------------

N.A. (1) – O "braziu" ganhou a Copa de 1994 vencendo a Itália, em disputa de pênaltis, após jogo e prorrogação terminarem zero a zero... Ficou gravado para a história o chute de Roberto Baggio por cima do travessão... Carlos Alberto Parreira, técnico da seleção disse a pérola: “Gol é detalhe!”

Pedro Galuchi
Enviado por Pedro Galuchi em 13/10/2009
Reeditado em 21/10/2009
Código do texto: T1863183
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.