Sandro Malandro ( Hábitos de Leitura )

Sandro Malandro

Duas da tarde, todos na sala de aula à espera do professor de língua portuguesa. Já está atrasado! Ah! Chegou… que entusiasmado vem ele.

- Olá meninos! Nem imaginam o que vos trago hoje.

Bem, aquele professor adora fazer surpresas aos alunos, e eles então…

- Trago comigo uma história para vos contar, hum… se calhar não… vou escolher um de vós para contar à turma.

Que estranho! Uma história? Não soava a surpresa, mas talvez fosse engraçada.

- Sandro, chega aqui… és tu quem vai ler esta história à turma.

O Sandro era muito irrequieto, um rebelde sem mãos a medir, mas quando se falava em trabalhos, ele era o mais tímido, corava como um tomate de tanta vergonha.

- Não gosto de ler, é muito aborrecido, prefiro brincar lá fora ao tesouro escondido.

O Sandro é difícil de convencer, mas com o professor de língua portuguesa há sempre uma surpresa. Hum… o que estará ele a tramar.

- Uma história para ser bem contada, tem primeiro que ser apreciada. Ora lê só o título da história.

E quando vai a ler, não é que começa a tremer.

- Sandro Malandro!

E a turma riu-se em coro… O Sandro envergonhado virou-se de lado.

- Agora continua, vais ver que vais gostar. – Aconselhou o professor. E com muito esforço lá folheou a história, e a sua expressão começou a mudar.

NÃO GOSTO DE LER,

NÃO GOSTO NÃO,

TANTAS PALAVRAS

FAZEM-ME CONFUSÃO

UM LIVRO AQUI

OUTRO ALI

TANTOS LIVROS NA PRATELEIRA

E EU QUE NÃO GOSTO DE LER

VOU FAZER UMA ASNEIRA (IHIH)

LER É QUE NÃO VOU

PORQUE GOSTO É DE BRINCAR

OLHA… OUVISTE?

ESTÃO ME A CHAMAR! (EHEH)

HÁBITOS DE LEITURA

NÃO SÃO PARA O SANDRO

ELE QUER É AVENTURA

AI SEU MALANDRO

E depois da leitura, é que ele percebeu, não gostava de ler… e afinal leu.

Ahah Sandro, Sandro não digas que não gostaste… enquanto leste nem pestanejaste…

Vá lá admite, vergonha agora não é preciso…

Ler fez-te sonhar e eu bem vi esse sorriso…

Leste um texto enganador

Que te deixou a pensar

Que, afinal, ler é bom

E é uma forma de brincar

Agora, mais contente disse o Sandro de repente:

Agora percebi

Que é importante ler

E que com uma só história

Já estou a aprender!

Lacrima D'Oro

Lacrima Doro
Enviado por Lacrima Doro em 02/10/2009
Código do texto: T1843565
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.