D. Sementinha redondinha

E era uma vez
Uma sementinha redondinha
Ela vivia, com as suas irmãs sementinhas,aconchegadinhas dentro de um belo fruto que era a sua mamã e que nascera numa árvore majestosa e frondosa.
Certo dia com a ventania ,mamãe caiu ao chão da terra batida ,e abriu..Todas as sementinhas se espalharam mas apenas  a mais redondinha de todas ,assim com um biquinho em cada ponta,começou a rebolar e por ser redonda, rebolou, rebolou e nunca mais parou, porque a colina era inclinada. 
Sementinha  só parou ao fundo ,de repente, atordoada, magoada,espantada, onde passava um rio sempre muito apressado, que até  parecia zangado porque fazia muito barulho
 
Sementinha ficou toda molhada,com uns arranhões, e viu logo que estava perdida.
Aflita ainda perguntou ao Sr. rio, como havia de fazer para subir a colina, e com as suas irmãs e mamãe ir ter
.Sr. rio disse-lhe: São horas…são horas.. para chegar ao mar eu não tenho tempo agora de a atender, e lá ia caudaloso na sua correnteza como que a fugir.

De que fugia Sr. rio pensava a sementinha. Mas ele, que caia também do alto da colina  ia por ali fora tão apressado e zangado..
 
Sementinha secou, sacudiu-se bem, e perguntou às àrvores que estavam na margem, como fazer para voltar para o seu sitio. 
.-Tens que ter coragem, disse-lhe uma, que parecia mais atenciosa; senão o rio, que está a aumentar arrasta-te para outro lugar.E explicou :
 Sr.rio nasceu lá em cima num buraquinho da terra chamada nascente de onde se despenca colina abaixo, é  muito forte leva muita água, por isso corre assim apressado..junta-se a outros rios  até chegar a um sitio que se chama mar.
Sementinha ouviu atentamente e percebeu porque o rio corria tanto.A força que o empurrava vinha da queda da àgua e até teve pena do Sr. rio.
.Sementinha começou a chorar. Era triste a sua sorte. Como havia de voltar e teve saudades da mamã das manas  e da árvore grande.
.Chio …chio… ´´O sementinha não chores! eu vou levar-te.de volta ao teu sitio; ouviu-se uma vóz 
Sementinha olhou ,e viu um lagarto verde e brilhante com olhos de inteligente.
Assustou-se um pouco mas reagiu. 
Vais levar-me ou vais comer-me.?É que ela tinha ouvido dizer lá na árvore onde nascera, que os lagartos, comiam sementes e frutos. 
Não!...Está tranquila .Eu vou levar-te para tua mãe e irmãs.
Eu sou muito esquisito ,e só como bons petiscos saborosos, e tu desculpa, que te diga és muito amarga , és uma semente de árvore, não serves para eu comer mas sim para dar sombra.

Sementinha sentiu-se um bocadinho incomodada,ela amarga? mas sabia, pois mamãe já explicara, que um dia cada grãozinho de si seria enterrado na terra e nasceria uma árvore grande que daria uns frutos iguais a ela e dentro estariam tambem sementinhas,
Sementinha que não tinha gostado de ouvir dizer que era amarga, não se importou mais com a definição do D. lagarto e uma nova alegria lhe nasceu no coração. 

D. Lagarto disse: Salta para cima das minhas costas, agarra-te bem, tu és muito redonda, vê bem se te agarras como convém.
Sementinha assim fez e D. Lagarto lagartão trepou a encosta e levou a sementinha às costas para o seu lugar.despediu-se do Sr. rio e das árvores e lá foi coloina acima nas costas( dorso) do D. LAgarto lagartão.
No caminho Sementinha quase caiu uma ou duas vezes mas teve sempre coragem. 
Encontrou as irmãs a brincarem e a mãe a descansar na terra. Grande alegria e festa aconteceu ,e na floresta a notícia se espalhou.
D. LAgarto foi muito cumprimentado pela sua boa acção. Depois?

Como ensina a boa educação agradeceram a D. Lagarto lagartão e enquanto ele descia para a sua casinha junto ao rio, cantavam uma cantiga e acenavam a despedirem-se 
 
 
Obrigado D. Lagarto
D. Lagarto lagartão.
Tens um bom coração
Trouxeste a nossa irmã
Que é redonda como um limão
Vamos para a terra semeadas
É essa a nossa função.
Daremos boas árvores de sombra
Tu agora és um amigão
Podes vir fazer uma sesta
Sempre te faremos festa
na nossa linda floresta.
D. Lagarto lagartão.
.
 
 
E acabou a história
Que foi uma vitoria

de tta
09~08~01
Tetita ou Té
Enviado por Tetita ou Té em 01/08/2009
Reeditado em 05/08/2009
Código do texto: T1730784
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.