OS ROUXINÓIS ( Caminhos e Visões)

OS ROUXINÓIS

( Caminhos e visões)

Jorge Linhaça

Havia um ninho de pássaros em uma frondosa cerejeira.Nesse ninho havia um casal de rouxinóis e um pequeno filhote

Os rouxinóis viviam felizes e sentiam-se abençoados pela dádiva de seu rebento e o pequeno rouxinol sorria alegremente quando a mãe e o pai cantavam para ele.

No entanto, em um certo dia, um grande vento veio do norte e um pequeno galho feriu a mamãe rouxinol

Papai rouxinol ficou preocupado e tudo fazia para aliviar as dores de sua amada, no entanto a rouxinol sentia-se entristecida por aquele galho haver lhe causado tal ferimento,sentia-se de certa forma incapaz de atender as expectativas do rouxinol e de seu filhote e, aos poucos, a rouxinol foi deixando de cantar

Papai rouxinol sentia falta do canto da mamãe rouxinol e também aos poucos foi sentindo o seu próprio canto enfraquecido.Continuava a voar e a fazer as coisas que precisava fazer, a buscar alimento e a cuidar de sua amada, no entanto também sentia-se entristecido.

O pequeno rouxinol sentia falta do canto dos dois mas encontrava consolo no brilho de uma pequena estrela que via ao longe e desejava em seu coração ouvir novamente o canto de sua mãezinha

Um dia, um pequeno grilo veio morar na cerejeira e ficava a cricrilar entre as folhas.Não era uma canção bela como o canto dos rouxinóis mas era a única canção que sabia.

Um dia, a mamãe rouxinol, já farta do canto do pequeno grilo, resolveu procurá-lo por entre as folhagens. Tanto procurou que encontrou e perguntou ao grilo o porquê dele cantar insistentemente e o grilo respondeu:

- Vês aquela estrela brilhante mais além no céu ??

- Sim, respondeu a rouxinol

- Aquela estrela é a luz que habita dentro de cada ser, a luz que carregamos dentro de nós é um fragmento dessa estrela.

O pequeno rouxinol ao sentir falta do canto adorável de sua mãezinha, pediu à estrela que, de alguma maneira, a sua mãezinha pudesse perceber que o seu canto, ainda que triste, lhe faz muita falta.

Foi por isso que a estrela enviou-me aqui,para que com meu canto repetitivo e pouco belo, pudesse chamar a tua atenção e fazer-te compreender que a luz que habita dentro de cada ser há de ser sempre preservada, por mais ferimentos que a vida possa trazer

A mamãe rouxinol permaneceu calada, a refletir sobre as palavras daquele pequeno grilo e a olhar para a estrela brilhante no céu. Sentiu de alguma maneira que a pequena luz que habitava em seu coração estava a ser alimentada pela estrela além.

Voltou para o seu ninho e pôs-se a contemplar o pequeno rouxinol adormecido e, enquanto assim fazia , percebeu que a face dele resplandecia, iluminada pela estrela.

Sentia-se algo insegura com os acontecimentos mas reuniu de dentro de si forças para, timidamente, iniciar o seu canto.

E ao cantar para o pequeno rouxinol, percebia que seus ferimentos doíam cada vez menos e seu canto se tornava mais forte.

O pequeno rouxinol, ao ouvir o canto da mãe, aos poucos despertou de seu sono e seu sorriso era tão encantador que foi capaz de afastar toda a tristeza que ainda havia no coração da sua mãezinha.

E dia após dia a rouxinol voltava a cantar para o pequeno rouxinol e hoje, aquela cerejeira no alto do monte parece a quem passa ao longe ter as suas raízes fincadas sobre a estrela brilhante mais além.

E quem por lá passa pode ouvir e encantar-se com o canto dos três rouxinóis e ouvir ao fundo o cricrilar de um pequeno grilo.

Arandú, 16 de julho de 2009