O que é Trava-Língua?... / Definição e Exemplo.

Trava-Língua.

Definição.

Trava-língua é uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar; ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente. Podemos definir os trava línguas como frases folclóricas criadas pelo povo com objetivo lúdico (brincadeira). Apresentam-se como um desafio de pronúncia, ou seja, uma pessoa passa uma frase difícil para outra falar; são muito usados como desafios entre crianças, adolescentes e até mesmo adultos; e é ótimo para desenvolver a oralidade das crianças. O trava-língua torna-se de difícil pronuncia pelo fato de possuir muitas sílabas parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rapidamente. O trava língua já faz parte do folclore brasileiro, porém está presente mais nas regiões do interior Brasil.

Exemplo de Trava-Língua.

Camilo Caminhava!...

Camilo caminhava por um caminho

Caminhando Camilo se cansou

Cansado de caminhar Camilo sentou

Descansado Camilo novamente caminhou.

Cícera Maria
Enviado por Cícera Maria em 11/07/2009
Código do texto: T1694429
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.