Quem sou?

Sinto-me orgulhoso da importância e dignidade de meu trabalho. Sei que contribuo para que meu patrão-amigo seja mais livre e feliz. Ele trabalha, circula pela cidade toda, passeia, namora...

Compreendo que muitas pessoas não me aceitem, afinal, meu trabalho, acho eu, é novo no mercado. Por isso, já fui barrado em restaurantes, trens, aviões, e também em bibliotecas. Ele até já foi reclamar na justiça por causa disto. E graças a sua insistência conseguimos andar sempre juntos.

Eu não consigo ler, mas ele gosta muito de livros, e sei ser silencioso nestas horas.

Sou bem educado, limpo e procuro ser discreto e simpático com todos.

Recebo de meu patrão-amigo coisas básicas para viver, mais a amizade e o carinho, é claro. -E precisa mais?

Tenho minhas horas de folga, durmo perto dele, mas as vezes nem durmo, preocupado com os ruídos que ouço e com os cheiros estranhos que entram por minhas narinas. Narinas? Ah! Deixa pra lá.

Pela manhã sou sempre o primeiro a acordar e por isto meu patrão-amigo nem precisa de despertador. Quando chega o jornal corro a pega-lo para entregar-lhe. O jornal é áspero, tem umas bolinhas e ele lê com os dedos.

Quando o patrão-amigo tira férias, eu sigo trabalhando mas então o meu trabalho se torna mais agradável. Vamos ao parque, ou à praia e lá ele me solta para que eu corra e brinque um pouco, enquanto toma sol, mas basta ele falar meu nome e logo estou ao seu lado. Outro dia acho que ele percebeu que me sentia um pouco só, e não era para menos, no meio de toda aquela multidão, ninguém da minha espécie, meu Deus! Meu patrão-amigo então afagou minha cabeça e me explicou que naquele local é proibida a circulação de criaturas da minha espécie e que eu estava ali porque somos especiais. Lambi suas mãos para demonstrar que estava entendendo, e pensei: -Meu patrão-amigo é mais do que especial. Ele é o máximo. Sei que um dia vou me aposentar, e sei também que vou ser substituído, mas somente no trabalho, porque ele já falou que não vamos nos separar, ficarei morando na sua casa numa boa, e um dia vou descansar embaixo da minha árvore preferida.

Acho que também sou o máximo porque sempre ouço ele falar que sou sua luz, que retiro as pedras de seu caminho, que afasto os inimigos e isto e aquilo... e mais isto e mais aquilo...

Pode haver maior ganho ou recompensa para um trabalhador?

Se um dia eu nascer de novo, quero ser novamente quem sou.