Joca preguição(conto infantil)

Joca era um menino muito preguiçoso,

só queria saber de dormir, acordava com o sol já alto,

quase na hora do almoço.

Mal abria os olhos, já dizia:

__Mamãe, quero tomar café e depois almoçar!

Isso nas férias e fins-de semanas...

Joça estudava pela manhã, mas era um sacrifício para a sua mãe Ruth acordá-lo .Contudo chegava sempre em cima da hora e muitas vezes atrasado, pois a preguiça sempre o atrapalhava.

Apesar disso, era um bom aluno e tirava notas boas; mas

em compensação, em casa não ajudava nas tarefas, até de brincar às vezes tinha preguiça.

Joca tinha três amiguinhos que moravam na mesma rua e estudavam na mesma escola.

Nos dias que não havia aula, seus amiguinhos, Sandra, Duda e Juninho, chamava ele para brincar e nada do Joca acordar.

Chamavam a sua mãe:

__D.Rute acorde o Joca! Temos uma brincadeira nova, quem sabe

ele larga a preguiça e se interessa?

__Acorda Joca para brincar com os seus amiguinhos! Porque á tarde não dar para brincadeiras, você tem aula de judô... ..Sua mãe havia colocado Joca à praticar esportes para ver se o estimulava a ser mais esperto.

De nada adiantava acordá-lo o sono dele era pesado.

D. Rute, voltou com uma idéia melhor...

__Que tal, vocês arranjarem umas latas velhas e fazerem uma batucada na janela do quarto dele??

__Legal!!! Gritou os três ao mesmo tempo, assim fizeram...

Joca acordou zangado e gritou:

__Olha aqui seus malucos, aqui não é quadra de ensaio de escola de samba, vão batucar noutro terreiro!

__É que temos uma brincadeira nova Joca, por isso tivemos a idéia de você participar conosco! Gritou Juninho.

__E qual é a brincadeira, aquela que costumamos brincar?

Não, disse Duda todo animado, mas tem que ser amanhã bem cedo...

__Por que tem que ser bem cedo e não pode ser hoje?

Exclamou o Joca.

__É o seguinte, nós três aqui e você vamos acordar cedinho para ver o nascer do sol, nessa mesma calçada, vou pedir uma das nossas mães, para nos acompanhar. Disse Sandrinha.

Ficaremos de olhos fechados sem cochilar ouviu Joca?

Quem cochilar perde o mais belo espetáculo da Natureza, que é ver a aurora do raiar do sol.

__E depois? Perguntou o Joca...

__Depois, ora, quem ver primeiro é o campeão e testemunha do amanhecer e o nascer do Astro-Rei exclamaram os três.

__Ah, pode deixar que eu vou tentar levantar cedo, vou pedir para a minha mãe me acordar! Disse Joca.

Tudo combinado,no dia seguinte todos estavam na calçada,era verão, portanto o sol nascia mais cedo. A mãe da Sandrinha topou a brincadeira, apesar de achar meio maluaca àquela bricadeira, veio com eles ás 5:30 da manhã na calçada da casa do Joca.

E lá vem ele bocejando, foi um trabalhão para D.Rute lhe acordar.

Assim sentaram os três á frente de onde o sol iria apontar.

Joca era cada cochilo só faltava cair, os amiguinhos o cutucava para ele acordar. Todos tinham que manter os olhos fechados até sentir o clarão do sol, só valia abrir quando Ele apontar-se

essa era a regra do jogo quem sentir-se ele aparecer primeiro.

De repente, Surge Ele todo majestoso alaranjado

parecia uma bola de fogo!

__Oh que coisa mais linda! Pulou o Joca admirado.

Todos espantaram-se com a exclamação do Joca.

__Até que enfim, você conseguiu ser o primeiro á despertar! Disse o Juninho.

__Viva, Joca é o campeão por ser testemunha do nascer do sol! Disse Duda.

Joca ficou surpreso consigo mesmo e disse:

Nunca vi nada igual, parece uma gema de ovo.Quanta coisa boa eu perdi por preguiça: pic-nic na escola, ajudar a minha mãe nas tarefas, brincadeiras como essa, tudo por não acordar cedo. De agora em diante eu vou acordar vez em quando para ver essa coisa linda mesmo sem vocês ouviu?

Chegando o crepúsculo...Joca ficou observando da janela

acenando com as mãos.

__Tchau sol, amanhã cedo irei vêlo novamente brilhar e prometo ser o primeiro, pelo menos na minha rua...

A noite, enquanto dormia Joca teve um sonho muito lindo...no sonho, aparecia uma linda mulher de branco...

__Quem é você?

__Sou sua consciência! Respondeu a mulher.

__Minha? Como assim?

__Eu estava distraída com outras pessoas, esqueci de você, agora volto para ajuda-lo, jamais irei abandoná-lo. A partir de hoje você vai ser um menino muito esperto e trabalhador, ajudará a sua mãe,não vai mais chegar atrasado na escola, brincará sempre, pois as brincadeiras

fazem parte de uma vida saudável e toda criança precisa disso.

__Ta bom dona Consciência, gostei de você agora suma do meu sonho, pois tenho que acordar cedo para ver o astro-rei,apareça... e acompanhe-me ta?

... E assim termina a estória do Joca preguição que virou espertalhão.

Dora Duarte
Enviado por Dora Duarte em 23/02/2009
Código do texto: T1454068
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.