O Pequeno Urso

Uma enorme floresta cercava as encostas de um estreito rio...

Nela vivia um pequeno urso, que ainda sob os cuidados de seus pais, descobria a inevitável lei da sobrevivência. Com dedicação, foi aprendendo a arte da pesca, até que um belo dia, em uma das margens do rio, ele avista um lindo peixinho azul, que livremente nadava...Impressionado com a coloração diferenciada daquele ser que se movimentava sobre as límpidas águas daquele córrego, o pequeno urso corre velozmente em sua direção, num incansável esforço para capturá-lo. Depois de algumas tentativas, consegue finalmente abocanhá-lo; mas na curiosidade de apreciar sua próxima refeição, leva-o para fora do rio e solta-o sobre a areia. É quando, sem esperar tem a maior lição da sua vida...

O peixinho o fala com ternura:

- Querido ursinho, estou muito feliz por ter me achado, sei que desejas devorar-me, mas antes gostaria de te dizer que estou perdido à muitos dias, e que sou órfão de pai e mãe, eles foram devorados a um mês, e desse dia prá cá, estou sozinho, pois não consigo fazer amizade com os outros peixes. Eles não me aceitam porque sou diferente, aliás, acho que sou o último peixinho azul dessas águas...

Queria muito conversar, ter um amigo, fazer da minha existência, um motivo de vida para todas as outras espécies. Minha sobrevivência foi a minha própria vontade de viver, e mesmo solitário, aprendi que cada peixinho tem um lindo motivo, e percorre um livre destino, contribuindo com a vida em sua mais sublime essência. Você me encontrou, e nesse momento, você é o meu destino...

Com lágrimas nos olhos, o pequeno urso devolve cuidadosamente o peixinho ao rio, dizendo-lhe:

- Milhões de peixes existem nessa imensidão. Não são azuis, e nem todos trazem a sua estória...A sobrevivência das espécies, jamais deverá justificar a extinção de outras remanescentes da mesma terra...Agora exatamente peixinho, você é quem passa a ser o meu destino...