Um certo Narciso(Conto)

UM CERTO NARCISO

Era uma vez um menino que se chamava Augusto, muito lindo e formoso que já nascera com uma beleza sem igual. Faces rosadas, cabelos brilhantes, olhos amendoados de uma robustez invejável, era o menino mais fofo da maternidade, cobiçado e admirado por todos que olhavam para ele. Seus pais o chamavam carinhosamente de Guto. Muito orgulhosos e felizes levaram o menino para casa, era o seu primeiro filho.o criou com muito carinho e dedicação.

E ele foi crescendo e tornando-se um menino muito convencido da sua beleza e vaidoso.

Nasceu o segundo filho do casal o Alberto, Beto para os íntimos da família. Ele não era bonito por fora, tanto quanto o irmão, mas era de uma meiguice, muito educado e de uma beleza interior incomparável .

Começou a ser descriminado, pelo os próprios parentes que elogiavam a beleza do Guto na frente dele, menos seus pais, o Guto é quem mais se exibia, se mostrando e se achando o máximo! O Beto apesar de, ás vezes ficar triste, não ligava muito. O Beto já com dez anos e o Guto de onze, freqüentavam a mesma escola ao contrário do irmão era muito querido lá, além do mais era muito aplicado e tirava notas boas. Já o Guto nem gostava de estudar vivia se penteando, se exibindo, mas ele tinha um defeito grave, por mais que a sua mãe lhe ensinasse a ter higiene, ele não era muito chegado, principalmente ao banho. Sabe o que ele usava para dar impressão de banho tomado? Molhava bem os cabelos, passava sabonete como se fosse fixador de cabelo e penteava, mas não adiantava muito, as meninas percebiam um cheirinho desagradável e comentavam entre si

_que menino lindo, mas eca cheira mal!

Em compensação, o Beto era rodeado delas, limpo e cheiroso. O irmão começou a ficar mais despeitado, imagine ele só, muito mais bonito e rejeitado, ele não aceitava isso. Quando chegou em casa queixou-se para a mãe.

__mamãe, eu não entendo, porque sendo eu tão bonito as meninas não querem saber de mim! É só do Beto, elas vivem em volta dele como abelhas no mel, ai que raiva!

__quem sabe se ele não é uma doçura!

_ah páre mamãe, nem tanto!

No dia do aniversário do Guto, em vez da tradicional brincadeira da farinha e ovos, na escola, a sua turma espirrou desodorante nele, brincadeira de mau gosto, onde o irmão tomou á frente e o defendeu. O Guto ficou tão furioso que pensou em mudar, mostrar para todos que ele era capaz de tal proeza, mas faltava a ele procurar não só mudar no aspecto físico, mas por dentro também, ser mais humilde e estudioso. Pensou seriamente agora que já estava ficando rapazinho com doze anos.

Em primeiro lugar, chamou o irmão, agradeceu por ele ter lhe defendido e pediu desculpa de esnobá-lo e que ele o ajudasse a melhorar as notas, pois os dois tinham se igualado na série por causa de uma repetência do Guto e á relacionar melhor com a turma.

A mãe vendo aquela atitude dele achou linda e elogiou-o:

O Beto disse-lhe então:

__ta bom mano, eu vou te ajudar, mas prometa que vai mudar mesmo, pois vai ficar feio é para você se não cumprir. Outra coisa, não só de aparência vive uma pessoa, você tem que cuidar do seu corpo, tomar banho, só perfumar por fora não dá né?

E sobre amizades...Você tem que fazer por onde, amizade não se ganha, amizade se conquista.

A mãe ouvindo aquilo ficou abismada e disse:

__parabéns meu filho, pelo o conselho que você deu para o seu irmão, estou orgulhosa dos dois, um por dar e outro por receber!

E para comemorar o bom papo os dois apostaram corrida para quem chegasse primeiro ao banheiro e tomar aquela bela ducha!

FIM

Nota:(para quem não sabe o que é narciso: conta a lenda, que um rapaz admirou-se tanto , quando viu seu rosto refletido na água. De um lago. Ficou ali prostrado incansavelmente, por vários dias se admirando,que acabou desaparecendo na água.. Um belo dia , neste mesmo lago nascera uma flor muito formosa . Então por isso,uma pessoa bonita por natureza e se acha mais ainda , ou seja, admirando a si próprio.tem “complexo de narcisismo”. Portanto é chamada de “Narciso”.)

Autora: Dora Duarte.

Dora Duarte
Enviado por Dora Duarte em 28/01/2009
Código do texto: T1409927
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.