O PÃOZINHO DA VOVÓ

O PÃOZINHO DA VOVÓ
Jorge Linhaça

Não há nada melhor que um pão quentinho feito num forno à lenha com muito amor e carinho. Lá na casa da vovó é assim. Ela acorda cedinho e vai logo fazendo a massa do pão. Pega uma tigela e um pacote de um kg de farinha e põe sobre a mesa.
Separado ela coloca 50g de fermento de padaria em dois copos e meio de água morna e joga no liquidificador...ai vai juntando um ovo ( sem casca, né ?), um copo de óleo, uma colher de sal e duas colheres ( de sopa ) de açúcar...ai bate tudo por uns minutos.
Depois coloca tudinho na tigela e vai acrescento a farinha e mexendo até a massa soltar da mão...amassa de cá...sova de lá e a massa vai ficando lisinha...depois ela deixa descansar na tigela por uma hora e a massa vai crescendo...crescendo...até dobrar de tamanho...
Aí ela pega a massa e separa para fazer vários pães...enquanto isso o forno vai aquecendo...
E ela deixa os pães descansarem por mais 40 min...e eles crescem de novo...hummm já estou com água na boca.
Depois que eles cresceram ela coloca no forno quentinho por mais um tempinho...
Eles vão ficando douradinhos, lindos de se ver...quando saem de lá quentinhos o café quentinho já está na mesa junto com o pote de manteiga e o de requeijão. O cheirinho do pão se espalha pela casa da vovó e todos vão chegando com cara de fome, esfregando a barriga de vontade de pão quentinho.
A vovó então corta fatias generosas do pão e coloca nos nossos pratinhos...aí é só passar a manteiga que vai derretendo e sumindo na massa do pão...
Ai que vontadeeeeeeee!!!
Mas o melhor ingrediente do pão da vovó não é nenhum desses que escrevi. O Pão da vovó tem um segredo desses que só as avós sabem colocar na comida.
Fiquei vários dias espiando a vovó fazer seus pães deliciosos, todo dia tudo igual...e eu cada dia mais curioso tentando descobrir o tal ingrediente mágico.
Cheguei a pensar que alguma fada ia aparecer e jogar algum pozinho na massa do pão, ou algum duende viria se esgueirando entre as coisas da prateleira e dizer alguma palavra mágica irlandesa...que nada!
Como meu trabalho de detetive não dava resultado eu me contentava em comer as minhas fatias de pão quentinho...mas eu não desistia...no outro dia lá estava eu de novo espiando bem espiado o que a vovó fazia de diferente para o pão ficar tão gostoso. Ah...achei que a lenha é que era mágica....quando vovó não estava olhando eu ia lá e olhava pedaço por pedaço de madeira...até uma lupa eu usei para ver melhor, mas era madeira comum, dessas que usam nas pizzarias e padarias.
Confesso que já não sabia mais onde procurar...provei a farinha, segui os ovos do galinheiro até irem para o pão...até examinei as falinhas para ver se alguma delas era mágica como a falinha dos ovos de ouro...nada!
E novamente lá estava eu, comendo minhas fatias de pão quentinho e delicioso.
Um dia não me agüentei mais e pedi para a vovó me deixar ajudar a fazer o pão. Ela achou meio estranho e deu um sorrisinho desses de vó que sabe das coisas, mas me deixou ajudar.
No dia seguinte, bem cedinho ( nem consegui dormir direito ) lá estava eu prontinho para ajudar a fazer o pão. Agora sim eu ia descobrir o segredo da vovó.
A vovó me deixou ir colocando as coisas no liquidificador e eu antes de colocar ia olhando direitinho pra ver se não tinha nada diferente....depois ela misturou com a farinha na tigela e me deixou amassar uma parte da massa separado.
Meu primeiro pão! Que maravilha...como é gostoso mexer com a massa de pão...eu ia olhando a vovó e fazendo igualzinho a ela.
Deixamos a massa crescer por um tempão...a minha ficou numa tigela separada...enquanto isso eu a vovó fomos fazer outras coisas...ajudei a preparar o café,
fui separando a louça...e ela foi me contando histórias engraçadas.
Quando a massa já tinha crescido fomos dar forma aos nosso pães...o meu eu fiz em forma de coração...a vovó achou lindo!
Enquanto os pães descansavam mais uma vez , antes de ir para o forno,
nós fomos pondo a mesa, estendemos a linda tolha de mesa branca da vovó, colocamos a louça e os talheres nos lugares corretos, e vovó foi me ensinando com paciência.
Finalmente era hora de colocar o pão no forno...eu já não agüentava mais de ansiedade de saber como ia ficar o meu pão em forma de coração.
Os pães assaram e o cheirinho, como sempre, trouxe a família para ocupar seus lugares à mesa.
Como sempre os pães estavam deliciosos, principalmente o meu pão em forma de coração...todo mundo queria um pedaço, mas eu não dei não...só deixei a vovó comer um pedaço do meu pão de coração.
Depois que todo mundo comeu e saiu da cozinha fui ajudar a vovó a lavar a louça e contei a ela que estava havia dias tentando descobri o segredo para o pão dela ser tão delicioso.
Vovó deu muita risada das minhas aventuras procurando fadas, duendes e galinhas mágicas...depois olhou pra mim como só as avós sabem olhar, pegou-me no colo e falou assim:
- Meu netinho querido, o segredo de meu pão ficar tão gostoso como você diz está num ingrediente que não se pode ver com olhos, e que eu adiciono em cada fase do preparo do pão.
- Que ingrediente é esse vovó?- Perguntei ansioso-
- O mesmo ingrediente que você colocou no seu pão em forma de coração, aliás a forma do teu pão já dizia tudo. O ingrediente não tão secreto que coloco todo dia nos pães que faço é o amor. Tudo que é feito com amor fica mais saboroso, mais bonito e mais alegre.
Naquele dia aprendi com a vovó uma lição maior do que a de fazer pão caseiro, aprendi que o amor é a melhor coisa do mundo...



Arandú, 30 dez 2008