Diálogo-Um encontro na praia(Dona Tartaruga e o menino caranguejo)

--Bom Dia,Dona Tartaruga Marinha?Viajou muito esse ano?

--Bom dia menino caranguejo.Esse ano não pôde muito viajar.

--Ora,porque dona Tartaruga?

--È porque o mar anda zangado,muito de cabeça quente eu acho.Ele alega estar sendo muito mal-tratado.Diz estar muito cansado de muito descaso,então não tem colaborado.Anda azedo e com suas águas ácidas fica muito difícil pra eu viajar.Depois estou com a idade avançada,não tenho tido muita disposição para fazer grandes viagens.

--Ouvi dizer que devido ao aquecimento global todos estão sofrendo muito,inclusive os humanos dona Tartaruga.Dizem que estão muito preocupados.

--Os humanos só pensam em si próprios,cada um busca seu próprio interesse.Eles são ao causadores de tudo o que está ocorrendo,menino caranguejo.Eles agora querem acabar com o aquecimento do planeta mas eles mesmos aquecem o planeta.Eu não entendo onde querem chegar com seus discursos intelectuais...

Eles desmatam as florestas,caçam os animais,poluem os rios, o mar...Poluem o ar,destroem tudo o que vem pela frente,você sabe que até se matar,eles se matam...

--Mas eu penso dona Tartaruga que nem todos os seres humanos são iguais.

--Pode até ser,mas que todos tem uma pequena parcela nessa culpa,ah,isso tem.

--E os animas dona Tartaruga,nós temos culpa pelo mar e o planeta em geral estar tão zangado?

--Creio que não menino caranguejo.Eu nunca prejudiquei o mar ou as areias da praia,sempre segui direitinho as regras da natureza,voltando todo o ano no local onde nasci para colocar meus ovos.Eu penso que posso ter falhado também mas creio que sempre fui uma boa tartaruga.

--Eu também dona tartaruga penso que tenho sido um bom menino.Não faço grandes viagens como a senhora,mas procura sempre cuidar bem da praia onde nasci.Tenho sido um bom siri.

--Todos os animais tem sua função na natureza.Os peixes papagaios por exemplos,quando eles quebram parte dos corais,dá a impressão que eles estão prejudicando os corais.mas pelo contrário,eles fazem isso em benefício dos corais para que eles possam se renovar e crescerem ainda mais bonitos.

--Ouvi dizer que os peixes são grandes sábios da natureza dona tartaruga e que o tubarão baleia sabe aquele grande que quase não tem dentes e se alimenta de pequenas partículas eles agem como filtros ,limpando as águas do mar.

--E os humanos é que são chamados de animais racionais,mas eles já perderam a razão a muito tempo ainda no jardim de Èdem.

--E continuam errando dona tartaruga.

--Sim menino caranguejo,errando muito e eu vou lhe dizer o seu maior erro é deixar de adorar ao Criador para adorar a criatura.Você sabe que alguns deles acreditam que imagem de animais,peixes e até imagens deles mesmos são deuses.Até mesmo Deus anda zangado com muitos humanos.

--Dizem que o homem é semelhança de Deus.È verdade dona Tartaruga.

--Sim é verdade.Quando Deus criou o homem Ele o criou para que o adorar e assim como todos os animais.Mas o homem se deixou enganar pelo inimigo de Deus ...Essa é uma longa história menino caranguejo,outro dia eu te conto,mas saiba que para ser mais parecido com Deus os humanos ainda tem que aprender muito,muito...Até logo!

Fernanda Ferreira Baylon
Enviado por Fernanda Ferreira Baylon em 27/12/2008
Código do texto: T1355094
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.