O RATINHO FUJÃO


O ratinho Ticolico cansado de brincar sozinho decidiu dar um passeio fora da toca. A mamãe ratazana o alertou dos perigos do mundo lá fora, mas o ratinho era teimoso e insistente. 

 

- deixe-me ir mamãe já sei cuidar de mim.

 

- não seja teimoso menino! lá fora  tem um gato enorme, que adora comer ratinhos indefesos.

 

- deixe mãezinha, por favor...

 

- não seja insistente e  vá dormir

 

O ratinho esperou que os pais adormecessem, colocou uma mochilinha nas costas e partiu.

 

Feliz da vida, Ticolico  passeava pelo o interior da casa sem se dar conta do perigo.

Tudo para ele era novidade e tudo era muito bonito

 Sentiu um cheiro de queijo que vinha da cozinha. O queijo estava sobre a mesa, foi muito difícil chegar lá, pois ele era muito pequenino, mas como ele era um ratinho experto, conseguiu subir na mesa se agarrando na toalha.  Ticolico nunca tinha visto um queijo tão grande.

 

- Que maravilha! Dá até para morar dentro desse queijo.

 

Enquanto ele roia o queijo  não percebeu que olhos enormes e furiosos o observavam.

 

De repente, uma patada sobre a mesa. O queijo espatifou. Ticolico assustado perguntou:

 

- o que foi isso?

- eu vou te comer!

- queijo é mais gostoso do  que eu  seu gatinho e não tem pelinhos

 

O gato não queria saber de conversa pegou Ticolico  pela calda e saiu correndo pela casa procurando um lugar para devorá-lo.

 

- não faça isso comigo seu ratinho, por favor, sou tão pequenininho, ainda não criei músculos, mas sei de um lugar onde moram uns ratões engomes!

 

O gato soltou a calda do ratinho da boca e a prendeu no chão com uma das patas:

 

- ta  querendo me enganar moleque!

 

- não seu gatinho, to falando a verdade. Leve-me até a porta daquela toca.

 

O gato obedeceu.

 

- Papai, mamãe! Gritou o ratinho

 

Os pais do ratinho apareceram na porta da toca. Ao vê-lo naquele estado, ficaram nervosos e muito aflitos.

 

Ticolico piscou os olhos para os pais.

 

- viu? Lá dentro tem um monte deles, solte-me que eu vou chamar o resto da família.

 

O bichano não era muito  inteligente e pensava com o estômago, soltou o ratinho, que  correu para  o interior  da toca.

 

Os pais o abrassaram aliviados.

 

- filhinho, que susto nos deu!

- perdão mãezinha. De hoje em diante eu prometo ser um ratinho mais  obediente.

 

Ticolico ainda continuou com as suas travessura, mas só saia de dentro de casa na companhia dos pais.

 

O bichano cansou de esperar pelos ratões. Hoje é um gato  velho e preguiçoso, já não se incomoda mais com  os pobres ratinhos.

 

jambo
Enviado por jambo em 27/10/2008
Reeditado em 28/10/2008
Código do texto: T1249922
Classificação de conteúdo: seguro