Um presente para o papai
Teobaldo era um garoto levado e muito esperto. Ele tinha um cachorro vira-lata preto chamado Peralta e um canário belga chamado Amigo. O Peralta era um cão fiel, e sempre acompanhava o Teobaldo nas traquinagens.
Um dia, vésperas do Dia dos Pais o Teobaldo estava muito triste, porque não tinha dinheiro suficiente para comprar o presente do pai. Ganhava dez reais de mesada por semana, gastava cinco para comprar ração para o Peralta e três para comprar alpiste para o Amigo, só ficava com dois reais para comprar de doces.
- E agora peralta, o que eu vou fazer para comprar o presente do papai?
Na hora do almoço ele olhava triste para o pai enquanto ele saboreava uma manga.
- O senhor gosta muito de manga né pai?
- Gosto muito meu filho, é a minha fruta preferida.
O Teobaldo pensou, pensou...:
“já sei qual presente que vou dar para o meu pai”.
Ele lembrou que no pátio da escola onde estudava fazia pouco tempo que foram plantadas várias árvores frutíferas.
Então na tarde daquele dia, ele foi à escloa e pediu que a professora lhe cedesse um pezinho de manga.
- Teobaldo, Teobaldo, uma árvore não é um brinquedo!
- Eu sei professora, eu a quero para presentear o meu pai no Dia dos Pais.
A professora ficou intrigada e enternecida ao mesmo tempo. Removeu a plantinha do solo com muito cuidado para não danificar a raiz, e a colocou num saquinho adubado. Depois a enfeitou com um grande laço azul.
- Você vai prometer cuidar bem dessa plantinha.
- Eu prometo professora e muito obrigado!
Teobaldo ficou feliz da vida, segurava a plantinha como se fosse algo muito precioso.
Na manha seguinte entregou a arvorezinha ao pai:
- Pai é o meu presente.
- Uma plantinha? Que bom meu filho.
- É um filhote de mangueira, daqui a alguns anos o senhor vai ter de montão a sua fruta preferida.
O pai comovido abraçou o filho e falou:
- Filho, depois de você esse foi o melhor presente que eu já recebi.