Jibóia

“Jibóia”

Não vai me dizer que não sabe? Eu não acredito! Jibóia não tem veneno, claro. Mas morde legal. Tanto ela quanto a sucuri são cobras enormes e da família das constritoras. Elas apertam, apertam, apertam e vão sufocando os bichos em que elas se enrolam. E por falar em família, uma amiga do marido da minha tia morreu assim, no enrosco da cobra. Foi comido com pele e tudo. Não sobrou nem ossinho.

Não sabia dizer se foi vítima de jibóia ou de sucuri. Mas perguntei:

- Foi na água ou foi no mato? Sucuri mora no poço fundo, na curva do rio... E ela disse:

- Foi no pé de um guatambu.

-Aquela árvore que sai leitinho quando arranca a folha e que a semente é igualzinha a uma arraia?

- É. Então foi jibóia, que mora no cerrado e fica plantada nos galhos baixos.

Eu podia até imaginar aquele rabo avermelhado, aquele couro todo desenhado com vários triângulos, meio marrom, meio bege. Se pegou um parente meu de tamanho médio, ficou mais de mês sem comer, a safada! O corpo dela é esguio, próprio para deslizar por entre os troncos. Se você olha para um murici com aquelas folhas verdinhas o ano inteiro, e a copa com aquele pozinho ferruginoso, pode desconfiar que tem jibóia. Ela se confunde com a cor do tronco lenhoso e fica esperando passarinho pousar para comer a frutinha. Ela sabe que a passarada adora murici. Fica ali no mimetismo.

E você também não há de crer que tem gente que cria jibóia? O humano é fascinado por cobra. A maioria tem medo. Eu é que não vou morar com um predador que fica com até 5 metros de comprimento! Mas dizem que somem os ratos, os gambás e tudo quanto é lagarto rastejante da redondeza. Também, com a fome que ela tem!

Mas jibóia é lerda. Nunca vai me pegar. Uma vez vi uma delas sendo arrancada do tronco de copaíba. Ela deu uma baforada que o sujeito caiu longe. Que barulhão! Logo depois fiquei sabendo que ela tem dois pulmões, em vez de um só, como a maioria das cobras... Agora tem uma que só o meu ginecologista predileto sabe; os ovários são bem separados dos ovidutos e da cloaca – buraquinho que ela reproduz, faz xixi e cocô tudo ao mesmo tempo! Ele explicou que ela é assim longilínea e de ovários separados, para poder circular bem entre a galharia. E quando fica grávida, aperta menos.

Sua cabeça é triangular e tem cara de cachorrinho, a fêmea é maior. Adoro bichos em que as fêmeas são maiores... E a maioria tem uns 2 a 3,5 m de comprimento. Seu couro é muito apreciado para fazer botas. Mas apesar do tipão de venenosa, não tem veneno. Mas morde bem.

A jararaca serviu para o homem fazer remédio para hipertensão, o tal do captopril. Idéia de brasileiro. Eu não achei utilidade para ela no mundo dos humanos. Mas na Natureza é um grande equilíbrio na balança dos roedores que destroem as sementes quando reproduzem além da conta. Quem sabe se criando um bando delas em silos e armazéns não dá cabo nos ratos?

Ah, sei lá... Para mim todo bicho tem um papel no mundo. O único que vem sem destino e bole com os demais é o homem, por isso é tão nervoso e a pressão sobe, né?

JB Alencastro