Cascavel

“Cascavel”

E lá no alto? No meio da pedraria? O cerrado apresenta também o campo rupestre. Aquela região de pedregulhos, na boca das serras. Como em Goiás Velho, a antiga Vila Boa, onde tem as areias coloridas da Serra Dourada. Ou então em Pirenópolis. Naqueles lajotões enormes feitos das pedras de lá. Nestes lugares eu raramente me aventuro. É ninho de cobra, de cascavel.

Morro de medo. Apesar delas gostarem mais dos pequenos roedores - depois da seca é uma festa... – eu não arrisco. O chocalhinho tocando de longe é característico. Parece com o ovo fritando. Eu fico só espiando de cima e contando os guizos. Já sei que cada um deles não é um aniversário. Mamãe “casca”, troca até umas três vezes no ano. A maioria das cobras que conheço, sai a pele inteira. Nela fica uma ponta meio seca. É o que vira chocalho.

Cobra é surda, não adianta gritar, cobra é cega, não adianta mirar. O que eu cobro das pessoas é não ficar mexendo nela. Aí a bichona vai picar. E picou dói. Dói muito. Meu primo quati ficou piscando outro dia. Era sinal de mordida de cascavel. Depois foi ficando mole, quase paralisado. Na patinha inchou bem e foi no sistema nervoso. Neurotóxico.

Meu namorado é cobra nessas coisas. Só anda de coturno e não bota a mão onde não sabe o que tem. A lingüinha cortada no meio, da casca é o sensor do cheiro. E o buraquinho entre os olhos e o nariz sente o calor das presas. Cascavel é perigosa para quem não a respeita. Mas comendo rato – que é bicho quentinho – ela dá um equilíbrio legal na Natureza.

Isso sem falar nas pesquisas. Sabia que existe um remédio para dor bem fortão que não vicia e nem dopa? E vem do veneno da cascavel? É trabalho nosso. Do cerrado. E o soro? É o antiofídico, para cascavel, tem o nome de anticrotálico. Por isso tem que identificar a serpente quando ela ataca. Cascavel é cinza variando até o marrom. O que diferencia são os losangos brancos e amarelos. E o chocalho, lógico.

Nunca brinque nem com os filhotinhos, que geralmente são uns 11, eles já vem com veneno pronto. Ficam encobertos nas folhas secas, nos gravetos. Cascavel não bota ovo, é vivípara, nasce cobrinha já feitinha.

Minha cauda também tem anéis, mas não é afilado no final. Afinal eu sou um mamífero e cascavel é um réptil. Sangue frio. Um metro e meio de sangue frio e na primeira troca tem um anel, depois forma um pré-anel e quando adulta vira chocalho.

Eu uma vez fui casada e tinha anel no dedo. Compromisso. E ele também. Acho que fiquei imune de tanta picada que levei. Será que quando a gente toma muita cabeçada na vida aprende a não bulir com o que é perigoso? Ou será que tem gente que até hoje acha que a cobra é má e pica por vontade e não por defesa?

JB Alencastro