O MILHO E A CANA (michele Lorraine)

Michele Lorraine

Num belo dia de sol, o Milho e a Cana conversavam atrás de um cerca.

O milho encantado com a cor e com a força da Cana disse:

_ Oh! Cana, como você é tão verdinha e forte!

_ Eu queria ser como você, pois meu tempo de vida é tão curto e tão sem graça.

A cana com elegância, respondeu:

_ Você pensa que minha vida é tão fácil!

_Você gostaria de conhecer minha história?

_ Quero sim, disse o milho todo eufórico, pois estou curioso!

A cana começou a contar:

¬ _ Sabe amiga, passo por vários processos.

_ Quando estou adulta, bem bonita, me cortam em pedacinhos e colocam junto com adubo em terra sulcada.

_ Primeiro, me torno um plantinha toda indefesa, vou crescendo... Crescendo... E quando estou viçosa e bonita, vem o homem e atira fogo. Fico toda queimada e sou cortada sem dó e levada em grandes feixes para a Usina, onde sou moída e transformada em garapa e depois sou levada para a caldeira quente, virando um melaço para depois me transformar em açúcar que alimenta o mundo todo. Outra parte de mim é transformada em álcool e muitas outras coisas que o homem é capaz de criar.

_ Assim é a minha vida, e tudo começa novamente.

_ Nossa! Que história interessante! Disse o Milho.

_ Como você é útil e eu só sirvo para alimentar porcos e galinhas.

_Presta atenção milho! Ouvi uma história sobre você: Disse a cana

_Quando você está verdinho, dá delicioso alimento: bolo, curau, pamonha, quando cozido, dizem que é muito gostoso.

_ Quando você amadurece, fazem fubá, que dá uma saborosa polenta. Dá até óleo e muitas outras coisas também. E depois sua semente é colocada no solo e tudo começa novamente.

_ Amigo milho, você precisa se valorizar, pois tem muitas qualidades.

_É verdade! Disse o Milho todo satisfeito.

_ Todos temos nosso valor, somos importantes para o funcionamento da Terra.

_ Obrigada amiga Caninha!

_Es uma amiga de verdade.

Assim, se despediram e cada um foi cuidar de sua vida.